Formol

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1537 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
AVALIAÇÃO CITOTÓXICA DE FORMOL E HIPOCLORITO DE SÓDIO UTILIZADOS NA DESINFESTAÇÃO DE SEMENTES EM CULTURA DE TECIDOS DE PLANTAS.

BORGES, Clarissa de Souza1*; CATTELAN, Letícia Vesz1; VARGAS, Daiane Peixoto1; BOBROWSKI, Vera Lucia1


1Laboratório de Genética – DZG – IB - UFPel
Campus Universitário s/n, Caixa Postal 354 - CEP 96010-970, Pelotas, RS
* e-mail: cborges_ib@ufpel.edu.br


1.INTRODUÇÃO

Várias espécies são utilizadas em cultura de tecidos vegetais, de acordo com sua importância econômica, agronômica, medicinal ou ornamental, usando para isso diferentes tecidos como: sementes, folhas, meristemas entre outros.
Dentre as diferentes técnicas de cultura de tecidos, a micropropagação ou clonagem in vitro tem sido a mais aplicada, pois oferece inúmeras vantagens taiscomo: rápido aumento do número de plantas geneticamente idênticas, produção de mudas o ano todo e plantas com alta qualidade sanitária, além disso, pode auxiliar na propagação de plantas a partir de sementes que possuem baixo poder germinativo [12] [11].
Um dos pontos cruciais da cultura de tecidos é a instalação da planta in vitro livre de patógenos para sua melhor sobrevivência e crescimento,assim é necessário determinar as condições de desinfestação adequadas para garantir um ambiente asséptico sem danificar os explantes [13].
O método de desinfestação de sementes é ferramenta básica e essencial para o estabelecimento in vitro de uma cultura. O uso de hipoclorito de sódio ou cálcio, mercúrio ou pastilhas de formol, pode interferir na qualidade fisiológica da semente dependendo daconcentração e do tempo de exposição a estas substâncias.
O formaldeído é um gás, normalmente utilizado em solução aquosa, incolor com odor penetrante e irritante. Possui inúmeras aplicações como, por exemplo, na preservação de cadáveres, em produtos de limpeza, como composto na produção industrial e como esterilizante. Os efeitos tóxicos deste composto são relatado em seres humanos e animais [7].
Oaldeído fórmico atua como fixador interagindo com os aminoácidos lisina e arginina. Tal fixador não provoca precipitação de proteínas, não preserva gorduras livres, porém fixa lipídeos complexos, provoca leve precipitação de outros constituintes celulares e não é o fixador de eleição para carboidratos [7].
O hipoclorito de sódio é uma solução aquosa alcalina com 10% de cloro ativo e cerca de 10-13g/l de soda residual, de coloração amarela e odor característico. É produzido pela reação entre o Cloro gás e uma solução de hidróxido de sódio [3]. Na desinfestação de sementes utiliza-se hipoclorito de sódio a 1% de cloro ativo ou mesmo produto contido em alvejantes domésticos, usados na concentração de 20% v/v que equivale a 1 – 1,5% do cloro ativo [13].
Estas substâncias utilizadasrotineiramente para desinfestação em cultura de tecidos podem interferir no processo de divisão celular e conseqüentemente no desenvolvimento de plantas normais. Deste modo, o teste citogenético pode auxiliar na avaliação do dano causado por estas substâncias.
Portanto, a finalidade desta pesquisa foi de analisar o efeito do hipoclorito de sódio e do formaldeído sobre células meristemáticas de cebola(Allium cepa L.), como referência para aplicação destes compostos sobre material biológico utilizado em cultura de tecidos vegetal.


2. MATERIAL E MÉTODOS

Para tanto, sementes de cebola foram previamente tratadas com hipoclorito de sódio em solução de 20% do produto comercial de uso doméstico (2,5% p.a.), sendo que as sementes permaneceram na solução por 10 minutos e 20 minutos. No tratamentocom formol as sementes ficaram em recipiente hermeticamente lacrado com pastilha de formol (mas não em contato) por um período de 2 ou 4 horas. Após estes tratamentos a sementes foram colocadas em caixa tipo gerbox, com papel mata-borrão embebido em água destilada. As sementes foram colocadas em germinador com temperatura de 20º C conforme RAS (1992) [1].
As raízes de cebola, após 4 dias de...
tracking img