Artigo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4504 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Ecoturismo: Contato com a Natureza, mas com Conforto e Preço Justo


Resumo


Entender as necessidades dos clientes para desenvolver soluções é ponto básico em todo segmento da economia. O turismo por sua segmentação diversificada exige um estudo mais detalhado de cada situação. O presente trabalho teve por objetivo identificar os fatores associados ao consumo deprodutos ligados ao ecoturismo. Este segmento apresentou um crescimento de mais de 20% no ano de 2010 (UNWTO), justificando assim tal estudo. Utilizou-se a metodologia quantitativa exploratória, sendo os dados coletados por meio de questionário estruturado, a amostra foi não probabilística sendo composta por 134 respondentes. Os dados foram analisado por meio da técnica multivariada de dados AnáliseFatorial. Os resultados sugerem que o ecoturismo é uma alternativa para viagens de lazer principalmente para pessoas de grandes centros urbanos que querem contato com a natureza visando minimizar os efeitos da vida moderna (estresse), mas não abrem mão de conforto (energia elétrica e comunicação) e principalmente o preço justo. Esta pesquisa concentrou-se na análise dos fatores associados aoecoturismo sob a ótica do cliente deste serviço. Este estudo contribui para a literatura emergente de ecoturismo, assim como aos estudos de comportamento do consumidor, que por vezes são negligenciados pelas empresas, associações.

Palavras-chave: Ecoturismo. Ecoturista. Consumidor. Valores. Análise Fatorial.


3 1. INTRODUÇÃO

A migração para grandes centros urbanos não é um movimentorecente, mas se intensificou principalmente depois da década de 1950. Para Mocellin (2006) e Azevedo (2007) a busca por um melhor padrão de vida e melhores oportunidade foram alguns dos motivos de tal migração. Koshiba (2006) e Frayze (2006) afirmam que as metrópoles dos países desenvolvidos, modificaram a pirâmide da economia, influenciando assim os países menos desenvolvidos a copiar esse sistemaeconômico, devido a necessidade de gerar riquezas e desenvolvimento.
No final do século XX e início do século XXI, áreas preservadas, locais propícios para práticas de lazer ou esportivas, contato com animais e boa qualidade do ar passaram a ser praticamente inexistentes ou extintos nas grandes cidades. Partindo dessa premissa, as pessoas buscam qualidade de vida, e pôde-se observar ocrescimento de um nicho no mercado turístico, que concilia todos os serviços prestados pelos hotéis e simultaneamente aproximando o homem do campo, conforme Barbosa (2007), Pêra (2007) e Santiago (2006).
De acordo com a Organização Mundial do Turismo (UNWTO, 2010 p. 9-10) algumas regiões são extremamente dependentes de seus recursos naturais (biodiversidade) para atrair turistas, tais como, ospaíses do Caribe, do sudeste asiático, do Mediterrâneo, da África, em alguns casos a preservação não é apenas um modismo, mas sim necessária para a manutenção de um sistema econômico integrado.
O objetivo geral deste estudo é identificar os fatores associados a decisão do consumidor na escolha dos produtos relacionados ao ecoturismo. O presente trabalho se justifica, pois a limitação derecursos é uma realidade e a busca por alternativas sustentáveis para viagens cresce a cada ano. (UNWTO, 2010 p. 9)
O presente trabalho está estruturado da seguinte forma: Além desta Introdução; 2. Referencial Teórico são apresentados os conceitos básicos para o entendimento do trabalho; 3. Procedimentos Metodológicos apresenta-se as informações sobre a operacionalização da pesquisa; 4.Descrição e Análise dos Dados buscou-se a análise dos dados coletados pela pesquisa e sua análise com base na revisão da literatura; e 5. Considerações Finais onde faz-se o fechamento da pesquisa e recomendações para estudos futuros.

4 2. REFERENCIAL TEÓRICO


2.1 Turismo

De acordo com a Ministério do Turismo (MTur, 2012) “turismo é uma atividade econômica representada pelo...
tracking img