Formol

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1009 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ESCOVA PROGRESSIVA
Abordagem crítica do uso de formaldeído em procedimentos de alisamento
Tatiana S. Balogh1, André R. Baby2, Ricardo T. Villa3, Valcinir Bedin4, Maria Valéria R. Velasco2
(1) (2) (3) (4) Mestranda em Fármacos e Medicamentos pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas - USP Prof. Dr. - Cosmetologia da Faculdade de Ciências Farmacêuticas - USP Médico Dermatologista Coordenador daFundação Pele Saudável Médico Dermatologista Presidente do Instituto de Pesquisa e Tratamento do Cabelo e da Pele

INTRODUÇÃO
O cabelo humano é um ornamento passível de mudanças em sua forma, cor e comprimento. Atualmente, percebe-se, no Brasil, uma preferência em relação aos cabelos lisos. Existem diversos procedimentos de alisamento, mecânicos ou químicos, que proporcionam a obtenção decabelos lisos por um curto intervalo de tempo ou por um período prolongado. O alisamento mecânico envolve metais com alta temperatura que modificam as ligações de hidrogênio mais fracas, o alisamento químico utiliza agentes redutores alcalinos que quebram as pontes de dissulfeto do córtex. As pontes de dissulfeto são reestruturadas com o auxílio de pentes que alisam mecanicamente o cabelo e consolidadascom o uso de agentes oxidantes. Nos últimos anos, introduziu-se nos salões de beleza brasileiros um novo procedimento de alisamento capilar, conhecido como escova progressiva. Este procedimento promete um alisamento duradouro, em torno de 1 a 4 meses, e é utilizado, em escala crescente, em diversos salões de beleza. Existem diversos tipos de escovas progressivas, a maioria delas apresentaformaldeído na composição química.

ANVISA
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária permite a utilização de formol em produtos de higiene pessoal e cosméticos, como conservante. A concentração máxima permitida é de 0,1% para produtos de higiene oral e de 0,2 % para outros produtos cosméticos e, expecionalmente, em produtos para endurecimento das unhas, permite uma concentração de até 5%, sendoobrigatória a proteção das cutículas como cera ou óleo. Nas concentrações previstas na legislação, como conservante, o formol não causa danos à saúde. Na concentração de uso permitida em endurecedores de unha, desde que protegidas as cutículas, o formol apresenta baixa probabilidade de causar irritação ou alergia. Qualquer emprego fora dessas especificações pode acarretar câncer na boca, narina,pulmão, traquéia, etc.

Anvisa proíbe o uso de formol em alisamentos capilares
A utilização de formol em alisamentos capilares é proibida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária. No entanto, muitos salões de beleza do país utilizam ilegalmente o produto, expondo o consumidor e o profissional a inúmeros riscos. Não existe nenhum produto utilizando formol como alisante registrado na Anvisa. Orisco do formol em sua aplicação indevida é tanto maior quanto maior a concentração e a freqüência do uso, e se dá pela inalação dos gases gerados com o uso de chapinhas de aquecimento e pelo contato com a pele. A Anvisa permite a utilização de outras substâncias como alisantes capilares, algumas substâncias aprovadas pela legislação brasileira são: * Ácido tioglicólico * Hidróxido de sódio *Hidróxido de lítio * Carbonato de guanidina * Hidróxido de cálcio As Figuras 1, 2 e 3 demonstram alguns danos provocados pela utilização de produtos ilegais de alisamento capilar à base de formol, conhecidos como escovas progressivas.

FORMALDEÍDO
O formaldeído, cuja fórmula estrutural está representada na Figura 1, é um aldeído. Aldeídos são compostos químicos orgânicos que apresentam comocaracterística comum à classe a presença de um grupo carbonila ligado a um hidrogênio. O formaldeído apresenta as propriedades físicas descritas na Tabela 1.

Figura 1 – Fórmula estrutural do formaldeído
Fórmula Química Fórmula Estrutural HCHO Ponto de fusão (°C) -92 Ponto de ebulição (°C) Solubilidade em água -21 Muito solúvel

Tabela 1 Características físicas do formaldeído O formaldeído é um gás,...
tracking img