Formigas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (388 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Nome: Turma:

Pesquisa: A Vida das Formigas

As formigas são animais invertebrados (não têm coluna vertebral), mas seu corpo é firme porque a última chamada de pele é dura e forma uma cabeça.As pernas = servem para andar e limpar as antenas.

Pelos = captam as vibrações do ar.

Olhos = que captam a luz.

Mandíbulas = São as "mãos” da formiga.

Antenas = Que sentem atemperatura , os sabores e os cheiros.

Desenvolvimento de uma Formiga

Olhos e Mandíbulas de uma Formiga

A grande diversidade das formigas permite que construam seus ninhos em qualquer tipode lugar. Algumas formam seus ninhos em cavidades de plantas, outras em galerias na madeira, folhas, mas a grande maioria constrói seus ninhos no chão. E uma grande parte delas passou a acompanhar ohomem e as áreas urbanas. Os formigueiros feitos no chão podem ser pequenos e relativamente simples ou grandes e extremamente elaborados, com muitas galerias, túneis e labirintos. Seus ninhos podemchegar a mais de 5 m de profundidade. Todas vivem em colônias organizadas.Certas câmaras no subsolo podem servir como câmaras de criação, outras para armazenamento de alimento. A maioria das formigasdesloca sua criação de uma parte do formigueiro para outra, quando as condições mudam (principalmente a temperatura).
Após o acasalamento o macho morre e a rainha começa uma nova colônia. A rainhaelimina as asas logo após o vôo nupcial, geralmente procura um lugar para nidificar, faz uma pequena escavação e produz sua primeira ninhada. Esta primeira ninhada é alimentada e cuidada pela rainha e éformada geralmente por operárias.
Logo que estas crescem, tomam conta do trabalho da colônia e daí por diante a rainha não faz mais quase nada, a não ser botar ovos. Podem haver mais de uma rainhapor colônia. Seus hábitos alimentares são bastantes variados. Algumas são carnívoras (insetos), outras alimentam-se de plantas, fungos, seiva ou néctar.
A comunicação entre os indivíduos da mesma...
tracking img