Filosofia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (878 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Questões discursivas:

1- Qual o Objeto da Filosofia Jurídica?

2- Explique por que a Filosofia é uma investigação que valoriza a abstração conceitual, servindo de reflexão dialética sobre asconstruções jurídicas, sobre os discursos jurídicos, sobre as práticas jurídicas, sobre os fatos e as normas jurídicas

3- Indique a diferença entre o método da Filosofia Jurídica e o método daCiência Jurídica.

4- Considerando o pensamento sofistico responda:
Entre o prevalecimento da natureza das leis e o prevalecimento da arbitrariedade das leis, qual era a opção dos sofistas? Justifiquesua resposta.

5- Considerando a discussão do Direito na Filosofia grega antiga, explique a oposição feita pelos sofistas ao Direito Natural.

6- A partir da afirmação de Protágoras de que “O homemé a medida de todas as coisas”, explique a relativização da justiça.

7 – Qual a máxima de Sócrates para a construção de uma Ética sólida?

8- É certo que, se Sócrates desejasse poderia terfugido à aplicação da pena de morte que lhe havia sido imposta, e os discípulos a seu lado estavam para auxiliá-lo e acobertá-lo. No entanto, Sócrates não agiu assim. Explique os motivos que levaramSócrates a se submeter à lei positiva que o condenou à morte.

9- Estabeleça, em um parágrafo, a diferença entre a ética do indivíduo e a ética do coletivo segundo a Filosofia Socrática.
.
10 –Baseado na tradição da Filosofia grega antiga, estabeleça a relação entre Direito natural e Direito positivo.

11- Estabeleça a diferença entre a Filosofia Socrática e a Filosofia dos Sofistas.

12-Segundo Platão, a ideia de Bem Supremo, que governa os homens, não poderá ser realizada concretamente entre os homens. Considerando a afirmação platônica, explique por que o Bem Supremo não se realizaentre os homens.

13- Segundo Platão o Estado Ideal descrito na República é apenas um meio para a realização da justiça. A partir dessa concepção platônica, explique o caráter metafísico do...
tracking img