Espanhol

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2679 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Espanhol ou Castelhano? (¿Español o Castellano?)

Muitas pessoas pensam que Espanhol e Castelhano são línguas totalmente diferentes, mas isto não é verdade. De acordo com o dicionário normativo da Real Academia Espanhola, trata-se de termos sinônimos.
As denominações espanhol e castelhano surgiram em épocas diferentes. O termo castelhano é mais antigo. Ele remonta ao reino de Castela, naIdade Média, quando a Espanha ainda não existia. Quando o país começou a se consolidar, no século XIII, o reino de Castela se impôs aos outros territórios da região que hoje formam a Espanha. Por causa dessa liderança, o castelhano, um dialeto com forte influência do latim, acabou sendo adotado como língua oficial do novo país em 1492, com a unificação dos reinos que correspondem à Espanha atual. Otermo espanhol procede do latim medieval Hispaniolus, denominação latina da Península Ibérica Hispania.
A denominação do idioma como espanhol, em detrimento da forma castelhano, costuma gerar uma situação conflituosa. Sabe-se que na Espanha existem outros idiomas, tais como: galego, basco e catalão. Assim, se você disser que fala espanhol, pode-se subentender que você também fala esses outrosidiomas. De acordo com a Constituição espanhola de 1978, o castelhano é considerado língua oficial em toda a Espanha, mas nas regiões onde há um idioma próprio, este possui valor co-oficial. Assim, torna-se possível compreender porque em lugares como na Catalunha ou no País Basco, por exemplo, o idioma co-oficial é falado no dia-a-dia.
A razão pela qual alguns países optam por chamar o idioma decastelhano e outros de espanhol pode ser política: você dificilmente vai ouvir um argentino dizendo que fala espanhol, já que o nome remete ao período colonial. Por esse motivo, o termo castelhano é mais usado na América do Sul. Já a forma espanhol é comum no Caribe, no México e nas áreas de fronteira com outra grande língua, o inglês. Na Espanha, o uso dos termos depende da região: no norte, aspessoas referem-se à língua como castelhano. Na Andaluzia e nas ilhas Canárias, o idioma é chamado de espanhol.
Assim como os brasileiros não falam o português idêntico ao de Portugal, sabe-se que existem variações no modo de falar dos diferentes povos latino-americanos colonizados pela Espanha, mas nada que possa fazer-nos considerar qualquer dessas variantes como um idioma a parte.
Apesar de oespanhol ser um idioma falado em regiões relativamente distantes, a ortografia e as normas gramaticais asseguram a integridade da língua. As diversas Academias de Língua Espanhola são responsáveis por preservar esta unidade. A Espanha elaborou o primeiro método unitário de ensino do idioma, que é difundido por todo o mundo, através do Instituto Cervantes.


PRESENTACIONES (APRESENTAÇÕES)1) Apresentando-se (Formalmente)
- Diante de uma pessoa desconhecida e em contexto formal, utilize uma das opções a seguir:
1) Permita que me presente: me llamo Antonio García. Permita que me apresente. Meu nome é Antonio García.
2) Me gustaría presentarme: soy el jardinero. Gostaria de apresentar-me: sou o jardineiro.
3) Quisiera presentarme: soy el nuevo profesor de matemáticas.Apresento-me: sou o novo professor de matemática.
4) Creo que no nos han presentado: soy la madre de Luisa. Acho que não fomos apresentados: sou a mãe de Luisa.
5) Creo que no nos conocemos: me llamo Ana, Ana Martínez. Acho que não nos conhecemos: meu nome é Ana, Ana Martínez.


2) Apresentando-se (Informalmente)
- Entre amigos ou entre jovens, a apresentação costuma ocorrer de forma maisdireta.

1) Hola, me llamo Juan. Oi, meu nome é Juan.
2) Hola, soy Alberto, el padre de Daniel. Oi, sou Alberto, o pai de Daniel.
3) ¿(No) nos conocemos? (Não) nos conhecemos?
4) ¿(No) nos hemos visto antes? (Não) nos encontramos antes?
5) Perdona, ¿tú no eres amiga de Mario? Com licença, você não é amiga do Mario?

3) Apresentando Outras Pessoas (Formalmente)
1) Permintan...
tracking img