Formigas cortadeiras

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (329 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Formigas cortadeiras

As formigas cortadeiras são insetos eusociais encontrados exclusivamente nas regiões tropicais e subtropicais das Américas. As formigas cultivam ativamente seu fungo,fornecendo fragmentos vegetais frescos e controlando organismos indesejados, como outros tipos de fungos (competidores). 
As colônias de formigas cortadeiras, assim como as cidades humanas, produzemgrandes quantidades de lixo. Para prevenir que doenças (das formigas) ou pragas da cultura do fungo mutualista, se espalhem pela colônia, às formigas desenvolveram um dos mais avançados sistemas de manejode lixo da natureza. Rejeitos do cultivo do fungo e indivíduos mortos são separados e carregados por operárias especializadas (só fazem estas tarefas). Estes rejeitos são depositados em câmarasespecíficas para lixo, aonde vivem operárias especializadas em revirar estes rejeitos (provavelmente para acelerar a decomposição). Desta forma, a especialização de operárias no manejo de lixo e oisolamento do lixo em câmaras especializadas, servem para manter a colônia saudável. Na espécie Atta colombica, diferentemente das demais, o lixo é depositado em pilhas externas (ao ar livre), a algunsmetros da colônia, mas o manejo do lixo é similar.
[pic]

O combate a formigas cortadeira em plantios florestais é fundamental, pois elas constituem um fator limitante ao seu desenvolvimento, causandosérias perdas como, por exemplo, a  redução do crescimento das árvores e também da resistência a outras pragas florestais.
Os prejuízos ocorrem principalmente durante os primeiros seis meses deidade dos plantios, quando o desfolhamento causado pelas formigas pode provocar a morte das plantas. O maior problema ocorre em plantios em áreas anteriormente ocupadas por pastagens, devido à altaquantidade de ninhos de quenquéns. Neste caso, em plantios de eucalipto, por exemplo, o ataque das formigas pode causar a mortalidade de até 70% das plantas nos primeiros 30 dias de idade.
O combate...
tracking img