Trab

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3812 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Saúva: Atta spp.
Importância:
As saúvas são insetos que mais causam danos à agricultura nacional. Desde as mais remotas eras o homem iniciou a luta contra as pragas Os danos que elas causam são de grande importância econômicas acarretando enormes prejuízos. Onde tem saúva, quase nada e muitas vezes nada pode ser cultivado. Partindo do ponto mais simples, a primeira coisa que se deve fazer éidentificar a espécie e posteriormente a matança dos sauveiros no terreno a ser cultivado e proximidades mas para isso requer conhecimentos técnicos e financeiros. As saúvas também causam sérios danos a construções como prédios, represas, pontes, túmulos, bem como estradas de rodagem e de ferro, MARICONI(1970). As galerias e panelas de um sauveiro põem ceder o peso da uma parede parede de umaconstrução, consequentimente, as paredes apresentam fendas e podem até cair. Sua importância decorre de fatos como: danifica quase todas as plantas cultivadas, apresenta elevada densidade de formigueiro por área quando não controlada, apresenta elevado número de indivíduos por formigueiro, apresenta extrema capacidade de adaptação aos mais variados ecossistemas e ainda o controle é difícil e oneroso. Comisto, surge a necessidade de aumentar o grau de proteção das plantas, visando o aumento da produção, preservando o ambiente e a saúde do homem.
Posição Sistemática:
As formigas cortadeiras estão situadas dentro do reino Animal, Filo Arthropoda, Classe Insecta. Segundo THOMAS (1990), este grupo de insetos, é composto de 5 gêneros, dentro da seguinte posição sistemática:
Ordem:HymenopteraSubordem: Apocrita
Superfamília: Formicoidea
Família: Formicidae
Sub-família: Myrmicinae
Tribo: Attini
Gênero: Atta

Saúva: Atta spp.
A saúva, gênero Atta, é uma formiga cortadeira, ou seja, corta material vegetal (folhas e flores) que vivem em em formigueiros subterrâneos. Na superfície do solo o sauveiro apresenta um monte de terra solta e orifícios denominados olheiros. Esses formigueirosapresentam numerosas galerias e câmaras, conhecidas comumente conhecidas por canais e panelas, respectivamente. Nas panelas as saúvas cultivam o fungo(cogumelo), de cujas frutificações se alimentame criam suas larvas. As operárias da saúva alimentam-se basicamente da seiva que as plantas liberam enquanto estão sendo cortadas. Pedaços de material vegetal são levados até o formigueiro onde existe umfungo que as formigas cultivam. As operárias então picam em pequeninos pedaços o material vegetal e o inserem no meio do fungo, que vive deste substrato. Envoltas neste fungo são encontradas as larvas que dele se alimentam. A nomenclatura deste fungo é controversa, recebendo diversos nomes como Leucoagaricus gongylophorus (este é o mais aceito atualmente), Leucocoprinus gongylophorus, Attamycesbromatificus, Pholota gongylophora (Moeller), dependendo do autor.
As saúvas também são chamadas ainda, dentre outros nomes, de cabeçuda, caçapó, caiapó, carregadeira, cortadeira, formiga-cabeçuda, formiga-caiapó, formiga-carregadeira, formiga-cortadeira, formiga-da-roça, formiga-de-mandioca, formiga-de-nós, formiga-de-roça, formiga-saúva, lavradeira, manhuara, maniuara, picadeira e roceira.
Asformigas do gênero Atta possuem seis espinhos na parte dorsal do tórax. As larvas são curvas, brancas, de tamanho variável, dependendo do tipo que irão formar (jardineira, operária ou soldado). São encontradas nas Américas com exceção do Chile. Muitas pessoas confundem as saúvas com as quenquéns que também são formigas cortadeiras. Para diferenciá-las basta observar o número de pares de espinhospresentes no mesossoma. As saúvas apresentam três pares de espinhos e as quenquéns quatro pares.
Divisão em castas
As formigas estão divididas em castas, que são caracterizadas pelo seu tamanho. Castas permanentes(ápteras) composta pela rainha e operárias.A rainha das saúvas, chamada de içá ou tanajura é muito maior que as operárias e facilmente distinguida do resto da colônia. Apenas uma saúva...
tracking img