Resulmo termodinâmica

2665 palavras 11 páginas
Trabalho de físico química . Resumo.
Termodinâmica
3.2 termodinâmica: uma breve introdução.
Nas ciências farmacêuticas a importância da termodinâmica é posta em evidência quando é percebido que o processo como a partição de solutos entre solventes imiscíveis, solubilidade de drogas, formação e miscelas e interação drogas-receptor, podem ser tratados em termos termodinâmicos.
3.2.1 Energia
É propriedade fundamental do sistema. Vê-se sua importância quando seu papel nas reações químicas é determinado qual a reação a acontecer, a rapidez e a direção em que vai correr. Ela possui várias formar como: energia cinética é a que um corpo possui como resultado de seu movimento, energia potencial que um corpo possui devido a sua exposição, seja gravitacional, seja coulômbica que está associada a partículas carregadas e separadas a uma dada distância.
A energia interna U de um sistema é o conjunto de toda contribuição da energia cinética e potencial para a energia de todos os átomos, íons e moléculas naquele sistema. Na termodinâmica se tem mais como preocupação a mudança da energia interna, U , do que a energia propriamente dita. Pode-se variar a energia interna de um sistema fechado apenas de duas maneiras: transferência de energia como trabalho,w, ou como calor,q. uma expressão para mudança interna é: U= w + q
Se o sistema libera sua energia para o ambiente, U é negativo. Onde o calor é absorvido, a energia interna vai diminuir e q vai ser negativo. Igualmente quando a energia é dada ao sistema com trabalho, w é positivo e quando perde energia pelo trabalho , w é negativo.
Uma mudança então infinitesimal na energia interna é escrita a equação como: dU = dw + dq (3.2)

É possível perceber, depois dessa equação, que não importa se a energia é fornecida como calor ou trabalho, ou as duas juntas, a mudança da energia interna é a mesma.A equação acima expressa o princípio da lei da conservação de energia. Sendo de um sistema isolado de seu

Relacionados

  • Queda Livre
    994 palavras | 4 páginas
  • Grandezas fisicas 7
    2428 palavras | 10 páginas