Olho humano

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1022 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
RESUMO

Este trabalho apresenta um estudo sobre como funciona o olho humano, quais são seus defeitos, complicações e doenças que podem ocorrer no mesmo etc. Vários estudos e pesquisas que já foram elaborados sobre esse tema, vão ser abordados ao longo do trabalho que foi proposto pelo professor de Física.

Palavras chave: física, olho humano, pesquisas e estudos.

ABSTRACT
This workpresents a study about the human eye, what are its defects, diseases and complications that can occur in the same etc. Various studies and researches that have been prepared on this subject will be addressed throughout this work that was proposed by teacher of Physics Neto Antonio Sarkis.

Keywords: physical, human eye, researches and studies.
1. INTRODUÇÃO

O olho humano é um órgão da visão, noqual uma imagem óptica do mundo externo é produzida e transformada em impulsos nervosos e conduzida ao cérebro. O globo ocular é uma esfera com cerca de 2,5 cm de diâmetro e 7 g de peso. 
O olho é formado pela Córnea, Íris, Humor Aquoso, Cristalino, Músculo Ciliar, Corpo Vítreo, Esclerótica, Coroide, Retina, Fóvea Central, Ponto cego, Nervo óptico e Músculos externos.

Figura 1- Partes doOlho

2. COMO FUNCIONA O OLHO HUMANO?

Quando olhamos na direção de algum objeto, a imagem atravessa primeiramente à córnea, uma película transparente que protege o olho. Chega, então, à íris, que regula a quantidade de luz recebida por meio de uma abertura chamada pupila, batizada popularmente de “menina dos olhos”. Quanto maior a pupila, mais luz entra no olho.
Passada a pupila, a imagemchega a uma lente, o cristalino, e é focada sobre a retina. A lente do olho produz uma imagem invertida, e o cérebro a converte para a posição correta. Na retina, mais de cem milhões de células fotorreceptoras transformam as ondas luminosas em impulsos eletroquímicos, que são decodificados pelo cérebro.

3. PROBLEMAS QUE PODEM OCORRER NO OLHO

Células fotorreceptoras podem ser classificadasem dois grupos: os cones e os bastonetes. Os bastonetes são os mais exigidos a noites, pois requerem pouca luz para funcionar, mas não conseguem distinguir cores. As células responsáveis pela visão das cores são os cones: uns são sensíveis ao azul, outros ao vermelho e outros ao verde. O mais surpreendente é que a estimulação combinada desses três grupos de cones é capaz de produzir toda a extensagama de cores que o ser humano enxerga. E a ausência de qualquer um desses tipos resulta numa doença chamada daltonismo, que é a cegueira à determinada cor.
Por enquanto, o daltonismo é um mal sem cura nem prevenção. Os pesquisadores sabem apenas que o problema tem origem genética e atinge principalmente os homens. Na realidade, o funcionamento das células nervosas que compõem a retina e suaconexão com o cérebro ainda são campos nebulosos da oftalmologia. Por isso, doenças que atingem essa região costumam provocar cegueira irreversível.

4. A IMPORTÂNCIA DAS LÁGRIMAS

As lágrimas não são compostas apenas de água. Numa gota pode haver mais de 60 combinações proteicas, além de minerais e substâncias bactericidas, que protegem o olho de infecções. Quando piscamos, as lágrimas banhamos olhos, conservando a córnea úmida. O fluido é drenado pelo canto interno do olho para um saco lacrimal e daí para o nariz.

5. MIOPIA

A miopia é um dos mais frequentes erros de refração que afeta a visão à distância. Essa patologia ocular ocorre porque a imagem visual não é focada diretamente na retina, mas à frente da mesma. O problema pode ter origem porque o globo ocular é maisalongado ou o cristalino tem uma distância focal curta.

Figura 2- Miopia
Sintomas de Miopia: Os sintomas mais evidentes da miopia são: visão embaçada mais à distância, dificuldade para identificar objetos afastados, assistir a filmes, dirigir automóveis, entre outros. A capacidade visual parece melhorar fechando um pouco os olhos, mas a miopia não corrigida devidamente pode provocar dores de...
tracking img