Formas de tratamento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2141 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
Neste trabalho faremos um resumo sobre as formas de tratamento, também conhecida como Pronome de tratamento, são palavra que auxiliam numa linguagem mais formal empregada da mesma maneira que os pronomes pessoais.












































Segundo os gramáticos, estas formas pertencem à terceira pessoa, massubstituindo o "tu" (informal) da segunda pessoa. No português brasileiro, o pronomes de tratamento você (contracção de Vossa Mercê) é em várias regiões usado em substituição ao pronome pessoal tu, sendo em prática (geralmente) tido como pronome pessoal.
Entre os pronomes pessoais, incluem-se os pronomes de tratamento, que se referem à segunda pessoa do discurso, mas cuja concordância é feitaem terceira pessoa.
Exemplos: Vossa Excelência, a Vossa Senhoria, Vossa Santidade, Vossa Magnificência, Vossa Majestade, Vossa Alteza etc.
| |


As cerimónias, encontros de acontecimentos, nos quais a pompa, o rito e a coisa solene têm o seu lugar, vê-se a necessidade do uso correcto das formas de tratamento, tendo em vista a presença de personalidades e, muitas vezes, de ocupantes dealtos cargos públicos.

A finalidade do tratamento social é, segundo Câmara Júnior, 1985, encarar no ouvinte a sua eminência social e tomar essa qualidade de status alvo da comunicação.

É um assunto digno de estudo, pois , em todas as eras, é tema peculiar do trato entre as pessoas e hoje, provavelmente devido a evolução dos nossos costumes, tem sido motivo de questionamentos edúvidas, em especial para o profissional comprometido em, amiúde, empregá-lo – o cerimonia lista.

A ponderação no uso das formas de tratamento nas cerimonias é necessária, pois, não raro, o brasileiro usa suposta forma de tratamento de maneira abusiva para intitular pessoas, a fim de aprazê-las e manter um relacionamento conveniente.  

Talvez esse comportamento deva-se a um fatoque tem origem nas raízes de nosso povo, o que podemos concluir do que foi expressamente considerado por Sérgio Buarque de Holanda ,

O emprego dos pronomes ou formas de tratamento está condicionado a fatores sociais, quando as pessoas os empregam nas suas relações de igualdade social, superioridade, inferioridade, tendo em vista circunstâncias de maior ou menor intimidade, comedimento,disciplina.

Os pronomes de tratamento são certas palavras e locuções que valem por verdadeiros pronomes pessoais, os quais embora designem a pessoa a quem se fala (2ª pessoa) levam o verbo para a 3ª pessoa.

A definição acima ajuda a entender como utilizar essas formas de tratamento que apesar de se aplicar à segunda pessoa concorda com a terceira.



 Exemplos:

• VossaExcelência explanará o tema. (forma directa)

• Informamos a Vossa Senhoria que Sua Excelência atenderá a solicitação. (forma indirecta)

Note que o pronome está na segunda pessoa e o verbo na terceira. Ocorre que, o verbo concorda como o termo “excelência”, a qualidade da pessoa, e não com o pronome possessivo “vossa”. Então, ao se dirigir a uma autoridade, a quem se deve tratar deexcelência, usa-se “Vossa Excelência”, e assim por diante.

Os exemplos supracitados evidenciam duas formas de tratamento: o directo – usado quando se fala com a autoridade e o indirecto – quando se fala, a uma terceira pessoa, da autoridade.

  O pronome possessivo “vossa” não concorda com o género da autoridade a qual se refere. Antes, o género gramatical se justapõe com o sexo da pessoa a que serefere. Então, se a pessoa com quem se fala for homem, o certo é “Vossa Excelência está ocupado, e se for mulher”, Vossa Excelência está ocupada”.

O pronome pessoal “vós” está estreitamente relacionado com o pronome possessivo “vosso”.  Nesse contexto, pode-se explicar o emprego desse pronome possessivo nas formas de tratamento, uma vez que o pronome pessoal “vós”, já no século XVI,...
tracking img