Formas de tratamento do lixo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2144 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CAPITULO 1

1.1 Introdução

Na sociedade moderna, da actividade quotidiana do Homem resulta a produção de lixo. Segundo a Organização Mundial da Saúde (apud PNUD, 1998) lixo é “qualquer coisa que o seu proprietário não quer mais, em um dado lugar e em um certo momento, e que não possui valor comercial”.

Contudo, a definição de lixo como um material sem utilidade e sem possibilidade deaproveitamento, carece de uma análise subjectiva, dado que com o crescimento da indústria da reciclagem em determinados países, um resíduo inútil para uns, passa a apresenta valor económico acrescido para outros, e como tal considerado aproveitável. No seguimento desta ideia, de uma forma geral, nos países onde esta realidade é patente, adoptou-se a designação de resíduos sólidos, os quais podem sercategorizados segundo a sua proveniência. Tomando por exemplo o espaço europeu, o conceito mais lacto de resíduo pode ser definido como “quaisquer substâncias ou objectos de que o detentor se desfaz ou tem intenção ou obrigação de se desfazer, por não ser reconhecida qualquer utilidade”.

Seja qual for a designação adoptada, lixo ou resíduo, existe sempre implícita uma problemática ambiental.Segundo ( Hess, 2002 ) a acumulação de lixo é um fenómeno exclusivo das sociedades humanas. Num sistema natural não há lixo: o que não serve mais para um ser vivo é absorvido por outros, de maneira contínua, através de um processo de reciclagem de matéria. No caso do Homem, o seu modo de vida implica a produção diária de uma quantidade e variedade de lixo muito grande, a qual quando não édevidamente acautelada, ocasiona focos de poluição do solo, da água e do ar, por vezes com a libertação de substâncias tóxicas, além de que, por vezes os locais de acumulação desse lixo podem propiciar a proliferação de vectores de doenças.

O trabalho apresentado nesta monografia procura abordar a problemática em trono da produção e tratamento do lixo produzido, analisando um contexto social concreto, obairro da Munhava, no qual o serviço de recolha não abrande toda a área em causa. Neste será dado enfoque às medidas adoptadas para a eliminação das quantidades crescentes de lixo produzido, avaliando a sua eficácia do ponto de vista ambiental, em especial nos aspectos que directamente podem afectar a saúde dos residentes.

O presente trabalho é constituído por quatro capítulos. O primeiro éreferente á introdução, onde constam delimitação do objecto e da área de estudo, objectivos, justificativa da escolha do tema, formulação do problema, hipóteses, métodos e técnicas; o segundo capítulo compreende a fundamentação teórica; o terceiro compreende a análise e discussão dos resultados e o quarto compreende a conclusão e recomendações.

1.2 Justificativa Para o Tema:

Apertinência na escolha do tema, justifica-se pelo facto de este ser transversal no âmbito da problemática ambiental, com uma abrangência no campo da saúde pública em geral, e em particular para os residentes do bairro de Munhava. A exploração do tema permitirá verificar até que ponto, os residentes locais estão preparados para o desafio que representa o tratamento lixo de uma forma que permita manter obairro limpo e livre de vectores transmissores de doenças, e contribuindo também desta forma global para a diminuição da poluição do meio ambiente.

O bairro da Munhava é a zona suburbana da cidade da Beira com maior número de habitantes, onde a construção de infra-estruturas básicas no âmbito da distribuição de água potável, saneamento básico e tratamento do lixo urbano, entre outros, nãoacompanhou o aumento populacional.

Como consequência dessa falta de infa-estruturas, verifica-se a multiplicação dos locais de deposição de lixo, áreas nas quais o despejo é feito sem qualquer tipo de tratamento e controle de poluentes. É de igual forma relevante o problema sanitário associado, dado que estes locais de deposição de lixo favorecem a proliferação de vectores (nomeadamente ratos,...
tracking img