Formando leitores

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1579 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Atualmente, a escola enfatiza o trabalho da leitura e da produção de textos, tentando equilibrá-lo com a análise das estruturas da língua e com seu uso. Dessa forma, através da interação com vários gêneros textuais e o intertexto presente neles, o professor pode investigar a experiência anterior do aluno enquanto leitor de palavras e de mundo e seguir pistas deixadas pelo autor no texto paraconsiderar também o implícito.
A intertextualidade está ligada ao “conhecimento de mundo” que deve ser compartilhado, ou seja, comum a quem produz e a quem se torna recebedor dos textos. Assim, o conhecimento discursivo de cada sujeito se amplia a partir de uma constante interação com os enunciados de outras pessoas. Dessa forma, um enunciado está repleto de intertextualidade, e o próprio pensamentohumano é formado nessa interação dialógica com pensamentos de outrem.
Leffa (2006) deixa claro que “nenhum homem é uma ilha; todo homem é parte do continente [...] Viver, portanto, é conviver e a necessidade de convivência aumenta na medida em que evolui a humanidade. Cada vez mais a execução de uma tarefa depende da interação com os outros”. Essa necessidade de comunicação que o autor colocanos leva a pensar que para viver em um mundo globalizado, o homem precisa participar da constante evolução da humanidade tornando-se sujeito ativo deste processo.
Portanto, precisamos estar conscientes do que está a nossa volta, para que possamos passar de meros expectadores a personagens do processo evolutivo. Uma das habilidades que propicia grande interação e criticidade, em relação a sipróprio e ao mundo, é a leitura.
No que se refere ao ambiente escolar, uma das formas de familiarizar os estudantes com a leitura é a literatura infantil, já que esta proporciona um contato quase que imediato com recursos que ainda não haviam sido proporcionados aos estudantes no período pré-escolar. As histórias na área do maravilhoso, dos contos de fadas, das fábulas, dos mitos e das lendas têmlinguagem metafórica que se comunica facilmente com o pensamento mágico, natural das crianças.
Assim entende-se a necessidade de representar ou reapresentar, na escola, os diversos usos que a leitura tem na vida social, neste caso, no mundo mágico da criança.
.Os contos de fadas podem ser decisivos na formação da criança em relação ao mundo que a cerca e em relação a si mesma. As personagensclassificadas em boas e más, belas ou feias, poderosas ou fracas, etc; facilita à criança a compreensão de certos valores básicos da conduta do ser humano ou convívio social. As crianças encontram nos contos de fadas categorias de valor que são perenes, o que muda, é apenas o conteúdo, rotulado de bom ou mau, de certo ou errado. Os contos de fadas podem ser extremamente benéficos, pois, através deles,os alunos se remetem a situações próximas ao seu cotidiano e seus próprios problemas, estes se colocam no lugar das personagens ao qual se identificam, ou não, mostrando suas angústias sem medo de ser identificados.
Assim as crianças podem enfrentar e superar os medos, as inibições, os perigos,
as ameaças que a cercam podendo alcançar gradativamente o equilíbrio adulto. O meio ajuda o sujeito ase construir através das escolhas que este faz em relação às situações que ele vive e escolhe o caminho que quer seguir (“certo” ou “errado”).

Atividade - " Hora da leitura - Contos de fadas"

Justificativas:
A leitura é uma atividade permanente da condição humana, uma habilidade a ser adquirida desde cedo e treinada em várias formas. Lê-se para entender e conhecer, para sonhar, viajarna imaginação, por prazer ou curiosidade; Lê-se para questionar e resolver problemas. O indivíduo que lê participa de forma efetiva na construção e reconstrução da sociedade e de si mesmo, enquanto ser humano na sua totalidade. Na sociedade moderna grande parte das atividades intelectuais e profissionais gira em torno da língua escrita.
A leitura possui um caráter formativo e instrumental,...
tracking img