Formando o leitor

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3551 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
Ler é uma atividade extremamente rica e complexa, que envolve não só conhecimentos fonéticos ou semânticos, mas também culturais. Pode ser um processo de descoberta, uma tarefa desafiadora, ou mesmo lúdica. Porém, será sempre uma atividade de assimilação de conhecimentos, de interiorização, de reflexão. Mais que decodificação, a leitura é uma atividade de interação, onde leitore texto interagem entre si, obedecendo a objetivos e necessidades socialmente determinados.           
A leitura sempre irá depender do que a pessoa já sabe, das experiências adquiridas ao longo da sua vida. Qualquer atividade – inclusive a da leitura – se desenvolve na convivência com o próprio mundo. Um indivíduo aprende a ler quando relaciona o que lê com seu conhecimento de mundo, ou seja,com as experiências que traz em sua “bagagem”. Assim, cada pessoa terá uma leitura particular de um mesmo texto, dependendo do seu conhecimento prévio.
Cabe ao professor guiar o aluno e encorajá-lo a usar todo o seu conhecimento prévio para que possa participar ativamente do processo de leitura, utilizando seus procedimentos de interpretação de modo a interagir com o texto, em busca do seusignificado.
 
É possível ler na escola? Essa pergunta pode até parecer diferente, pois coloca em dúvida a veracidade da real missão da escola, que sempre foi ensinar ler e escrever.





























A escola como microssociedade de leitores e escritores (ou , sim. É possível ler na escola)

Articular a teoria construtivismo da aprendizagem com as regrase exigências institucional está longe de ser fácil: É preciso encontra outra maneira de administra o tempo, de criar novos modos de controlar a aprendizagem, de transformar o contrato didático, de conciliar os objetivos institucionais com os objetivos pessoal dos alunos...

Criar uma boa versão requer uma reflexão critica e profunda sobre cada um deles, para que a próxima versão seja melhor.Requer também o constante trabalho de cooperação com colegas empenhados na mesma tarefas.

O sentido da leitura na escola: Propósito didático e propósito do aluno.

Na escola a leitura é antes de tudo um objeto de ensino e para que se constitua também em objeto de aprendizagem é necessário que tenha sentido do ponto de vista do aluno, o que significa, que deve cumprir uma função para arealização de propósito que ele conhece e valoriza.

Consequentemente, cada situação de leitura tem duplo propósito: de um lado, ensinar e aprender algo sobre a prática social da leitura, do outro lado, cumprir um objetivo que tenha sentido na perspectiva imediata do aluno.

Trata-se então de pôr em cena esse tipo particular de situação que BROSSEAU (1986) tem chamado “a-didática” :situação que propiciam o encontro dos alunos com um problema que devem resolver por si mesmo, assim o professor ainda que intervenha de diversas maneiras para orientar a aprendizagem não explicita o que sabe gerando no aluno um projeto próprio , e que , por tudo isso, mobilizam seu desejo de aprender independentemente do desejo do professor.

Os projetos devem buscar alcançar alguns (ou vários) dospropósitos sociais da leitura: ler para resolver um problema prático ; ler para escrever; ler para buscar determinada informação necessária por algum motivo; ler pelo prazer de ingressar em outro mundo possível...cada um desses proposito aciona uma modalidade diferente de leitura (SOLÉ,1993).

Diferentes modalidades de leitura podem ser utilizadas, em diferentes situações, diante de um mesmo tipotexto: informativo-científico pode ser lido para obter uma informação global, para obter um dado específico ou aprofundar um aspecto determinado do tema sobre o qual se está escrevendo; um artigo de jornal pode ser lido em um momento simplesmente por prazer e, em outro, ser utilizado como objeto de reflexão.

Diversidade de propósito, diversidade de modalidades de leitura, diversidade de textos...
tracking img