Formando leitores numa sala de aula do e. f.: o relato de uma prática

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2719 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Formando leitores numa sala de aula do E. F.: O relato de uma prática

Walquíria de Souza Euzébio*



RESUMO

Este trabalho foi pensado durante a observação uma turma do Ensino Fundamental da Escola de Educação Básica e Profissional da UFMG - Centro Pedagógico. Durante o período de estágio é possível perceber o interesse da turma por literatura e livros de modo geral e como a professoraincentiva esta prática nas crianças. Esta observação despertou em mim a curiosidade em saber até que ponto a prática de leitura das crianças é influenciada pela ação da professora em sala de aula e o que é preciso para se formar crianças leitoras.

Palavras Chave: Prática de Leitura - Formação de Leitores - Observação da Prática.

























1.Introdução

Ao refletir sobre um ensino de qualidade ou ao avaliarmos o desempenho de alunos no processo de alfabetização, um dos principais referenciais é a Leitura. Se o aluno lê bem, espera-se que escreva bem e que esteja se desenvolvendo da maneira esperada. A leitura hoje é pré-requisito para que o cidadão “entre no mundo” e exerça sua cidadania de forma efetiva. No entanto, o que é necessário paraque um aluno tenha como hábito e gosto a prática de leitura? A partir de que ponto, ou até onde as práticas de leitura do professor e seu conhecimento sobre formação de leitores incentivam os alunos sobre a importância da leitura em sua formação escolar e social? Elaborando estas perguntas, optei por, após observar uma turma do 3º ano do Ensino Fundamental, observar como o gosto/prática pelaleitura se forma, e quais são os principais fatores que influenciam nesta habilidade. Este artigo não tem como objetivo responder tais perguntas, mas sim, refletir sobre elas e direcionar nossos olhares para que, ao estarmos no campo de estágio, observemos como a habilidade e o gosto pela leitura se dá.

2. Justificativa

O estudo desta temática, é importante, pois não é sempre que seencontra uma turma em que todos gostam de ler, ouvir e contar histórias, onde a professora está consciente, disposta e preparada para formar crianças leitoras e preparadas para a vida escolar. Este estudo é necessário para ampliar minha visão e a visão das minhas colegas de sala, sobre a metodologia necessária para se trabalhar em sala de aula.

3. Objetivos do Estudo – GERAIS

- Observar como sedá a formação de crianças leitoras.

- Relatar uma experiência diferenciada.

ESPECÍFICOS

- Permitir que as crianças falem sobre os livros que já leram.

- Estimular a criatividade a partir da contação de histórias e de relatos de leituras.

- Estimular a habilidade de ler e contar histórias.

- Incentivar professores (alunas de Pedagogia) na formação de leitores, a partir do relatodeste caso.

4. Os sujeitos

O trabalho foi desenvolvido com a turma da Professora Maria Elisa de Araújo Grossi, são 25 alunos (as), estão no 3º ano do Ensino Fundamental da Escola de Educação Básica e Profissional da UFMG - Centro Pedagógico. Esta escola atende alunos do primeiro ao nono ano do Ensino Fundamental e contempla alunos de diversos grupos sociais, pois adotam o método desorteio como critério de ingresso na escola, considerando ser esta, a forma mais democrática de processo seletivo. A professora Elisa acompanha a turma desde o 1º ano do E.F. o que parece ser muito bom para as crianças e para a professora, já que é possível acompanhar o desenvolvimento da turma, conhecer intimamente as dificuldades e facilidades de cada criança e principalmente, saber o que fazerpara que os alunos aprendam o conteúdo que lhes é ministrado. Penso que esta é uma ótima possibilidade para aquelas professoras que desejam fazer um trabalho contínuo, significativo e eficaz com os alunos já que as possibilidades neste contexto parecem ser maiores e os resultados também.

5. Primeiras Observações

No final do semestre letivo de 2011, ao me matricular na disciplina Estágio...
tracking img