Fordismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (825 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O Fordismo
O Fordismo é um sistema racional de produção em massa, que transformou radicalmente a indústria automobilística na primeira metade do século XX.

Uma das marcas do Fordismo foi oaperfeiçoamento da Linha de Montagem. Com isto, os automóveis eram construídos em esteiras rolantes que funcionavam enquanto os operários ficavam, praticamente, parados nas "estações", quando realizavampequenas etapas da produção. Desta forma não era necessária quase nenhuma qualificação dos trabalhadores.

Seu idealizador, Henry Ford, praticou à risca os projetos de padronização e simplificaçãocriados por Taylor e promoveu novas tecnologias para o período histórico. Além do mais, Ford também criou o mercado de massa para os automóveis. Seu grande objetivo era o de ter um produto muitobarato, para que todos podessem comprá-lo.

Após muitas experiências, em 1908, apresentou o famoso Modelo T - "The Universal Automobile". O sucesso desse automóvel foi tão grande que, num prazo de 12meses aproximadamente, foram vendidas 10 mil unidades. Com certas inovações, frente às demais marcas, foi o primeiro automóvel com volante à esquerda. Também, era equipado com um câmbio de engrenagens ecom duas marchas para a frente e uma à ré. Estas marchas eram selecionadas por meio de pedais. Mas, para funcionarem, o freio de mão deveria estar na posição correta.

Outra novidade era oacelerador: ainda não era com pedal, porém uma alavanca ao volante, que fazia par com outra, para ajustar a regulagem do motor. Essas duas alavancas, na horizontal, formavam a figura de um bigode, o quelevou o Modelo T, no Brasil, a ser chamado de Ford de Bigode. O motor era um 2.9 L de 17 cv de potência e velocidade máxima de 55 km/h.

No início, com sua linha de produção, Ford oferecia o Modelo T aopreço de US$ 850,00 e em cinco cores: cinza, verde, vermelho, pérola e preto. E, para atrair seus potenciais compradores, Ford anunciava: "Ford é o melhor automóvel, não porque é mais barato, mas...
tracking img