Fordismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (429 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FORDISMO

Sistema de produção, criado pelo empresário norteamericano Henry Ford, sistema criado em 1914 para sua indústria de automóveis, projetando um sistema baseado numa linha de montagem. Fordismo
Tem como principal característica “ produção em massa”. •desenvolvimento da mecanização através de equipamentos altamente especializados; produção.

Fordismo
Objetivo do sistema:  Redução doscustos de produção e assim baratear o produto.

Fordismo
Mão de obra:  Não necessitava de capacitação do trabalhador.  Cada trabalhador exercia uma pequena tarefa dentro de sua de produção. Fordismo
Para os trabalhadores :  Baixa qualificação Profissional  Baixos salários

Linha de montagem, criada por Henry Ford (1863 – 1947)

Os principios da montagem
 Trabalhadores e ferramentas devemser dispostos na ordem

natural da operação de modo que cada componente tenha a menor distância possível a percorrer da primeira à última fase.  Empregar planos inclinados ou aparelhos concebidos demodo que o operário sempre ponha no mesmo lugar a peça que terminou de trabalhar, indo ela ter à mão do operário imediato por força do seu próprio peso sempre que isso for possível.  Usar uma rede dedeslizadeiras por meio das quais as peças a montar se distribuam a distâncias convenientes.

Crise do Fordismo
 Estratégias ultrapassadas, fortemente influenciadas pelos

  



princípios daprodução em massa e por um arraigado paroquialismo; Tendência a uma ênfase exagerada nos aspectos de curto prazo, em prejuízo do longo prazo; Fragilidade tecnológica no que diz respeito ao desenvolvimentode produtos e processos; Negligência com os recursos humanos, principalmente no que diz respeito ao chão de fábrica; v) falhas generalizadas na cooperação, tanto interna quanto externa, vertical ehorizontalmente (Castro et al., 1996:259)

Crise do Fordismo
Declínio do fordismo
 Na década de 1980, o fordismo entrou em declínio com o

surgimento de um novo sistema de produção mais eficiente. O...
tracking img