Cavidade oral

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (631 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
HISTOLOGIA DA CAVIDADE ORAL

A cavidade oral como o resto do tubo digestório possui um revestimento úmido, denominado de mucosa. A cavidade oral é banhada constantemente pela saliva, sendo assimchamada de mucosa oral.
A mucosa oral continua-se com a pele dos lábios e com a mucosa da faringe para o restante do tubo digestório. Assim, essa mucosa situa-se, anatomicamente, entre a pele e amucosa intestinal.

Organização Anatômica da Cavidade Oral

A cavidade oral consiste de dois espaços delimitados pelos arcos dentários (maxilar e mandibular):
 vestíbulo da boca (espaçoanterior e menor) limitado pelas mucosas dos lábios e bochechas;
 cavidade oral propriamente dita (espaço maior) separada do vestíbulo pelos alvéolos dentários e gengiva. Limitada superiormente pela mucosapalatina, inferiormente pelas mucosas linguais e assoalho da boca e posteriormente pela orofaringe e tonsilas.

Organização Histológica da Cavidade Oral

A mucosa oral apresenta uma série deadaptações, tanto do epitélio como do tecido conjuntivo, para suportar esforços mecânicos e o atrito provocado pelos alimentos, para proteger e ter um papel sensorial (tátil, gustativo, dor).

A mucosaoral é constituída:

















O epitélio oral por ser estratificado e desempenhar a função de revestimento, suas células renovam-se constantemente em sua porção maisprofunda e as mais superficiais são descamadas. As células predominantes do epitélio oral são denominadas de queratinócitos, existindo outras, tais como: melanócitos, células de Merckel e células deLangerhans.



Estratos (camadas) do Epitélio Pavimentoso Estratificado Queratinizado

 Estrato Basal = germinativo= proliferativo – região mais profunda do epitélio, adjacente à lâmina basal, comqueratinócitos cubóides em constante proliferação. Presença de desmossomos entre as células e tonofilamentos de citoqueratina ancorados nos desmossomos e dispersos no citoplasma.

 Estrato Espinhoso...
tracking img