Ford ka

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1040 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Histórico e características gerais

O projeto teve início em 1991 e ficou a cargo do estúdio de "design" Pininfarina. O veículo foi lançado em 1996 na Europa e em 1997 no Brasil, começou a ser produzido a partir de um "concept car", suas linhas arrojadas inauguraram o conceito “New Edge“ de design e serviu de inspiração para outros modelos do fabricante, como o Fiesta e o Focus. Em 1997, umFord Ka básico 0KM custava aproximadamente R$11.000.

Ka 2004.
Sua plataforma e conjunto mecânico é partilhada com o Ford Fiesta de quarta geração (MkIV).

Ka 1.6 Action, 2005 Brasil.
O desenho do Ka é baseado em um pirâmide, com formas mais orgânicas e o nome "Ka" significa, em uma tradução livre, do egípcio "Alma" ou "Espírito". No Brasil sofreu leve reestilização em 2002 e tem tido os custosreduzidos ano após ano desde 2000 para competir no segmento de entrada da Ford Brasil, mas na Europa mantêm sua aparência original até os dias atuais.
No Brasil, o Ka é um veículo com bom desempenho na classe dos populares (modelos com até 1.000 cm3 de cilindrada), graças ao inovador conceito de seu motor que conta com transmissão do movimento do eixo comando de válvulas para estas de maneiraindireta através de roletes, reduzindo o atrito e melhorando a performance, principalmente a baixas rotações. Esta característica confere ao motor uma alta durabilidade, estimada pela fábrica em pelo menos[1] 240 mil Km (obviamente obedecidas as normas mínimas de manutenção), existindo relatos[2] de motores com mais de 600 mil Km sem necessidade de retífica e com uso em condições normais. Boa parteda confiabilidade deste motor deve-se à utilização da corrente de distribuição em detrimento da correia dentada. Este motor tem o nome de Zetec Rocam ou Duratec na Europa. No Brasil, ainda é feita a versão 1.6 do Ka, também equipado com o motor Zetec Rocam.
Na Europa a motorização mais utilizada é 1.3l o propulsor 1.6l é reservado á versão esportiva e conversível, à venda sob o nome de StreetKa.No Brasil a Ford não a produz por motivo do alto preço, no entanto a Sulam, (empresa especializada na modificação de carrocerias e blindagens) fabrica sob encomenda uma versão semelhante a Européia sob nome de KAbriolet.
O Ford KA produzido no Brasil, é exportado para os países do Mercosul, Venezuela e México.
Em dezembro de 2007, foi lançada a linha 2008 do Ford Ka. O novo Ka trouxe mudançassignificativas em sua estrutura (é praticamente um novo carro, que manteve apenas o nome), além da motorização Rocam Flex (bicombustível - álcool ou gasolina) nas opções 1.0 e 1.6. Além das mudanças estéticas, sua capacidade de carga aumentou, comportando agora 3 passageiros no banco de trás. Para um carro "de entrada" (usualmente o primeiro veículo 0Km e muitas pessoas), trouxe diferenciaisinteressantes no modelo básico, como abertura do porta-malas no painel (já disponível na versão anterior), alarme volumétrico, controle remoto de abertura das portas e do porta-malas com botão localizador, jogo de chave/cilindro anti-furto (que impossibilita a partida no carro sem a chave correta), luz de advertência da revisão programada (o condutor é avisado no painel quando o veículo se encontra emperíodo de revisão, seja por quilometragem ou por tempo de compra), travamento automático das portas a 15 km/h e travamento central elétrico das portas.

StreetKa.
De 1997 a 1999, estes carros eram equipados com os econômicos Endura-E, um motor valente, mas desempenho mediano, ainda que apresentasse bom torque.
A partir da linha 2000, ainda no fim de 1999, a Ford passou a equipar o KA commotores Zetec RoCam (apenas o 1.6 é vendido como Duratec na Europa), muito mais modernos e potentes. Apresentam corrente em vez de correia dentada e contam com balancins roletados. O Ka 1.0 com este motor foi capa da Revista Autoesporte com a manchete "Ka: O melhor 1.0 do mercado". Realmente, o desempenho era muito superior ao que se tinha no mercado.
O Ka Tecno (2000), série limitada a pouquíssimos...
tracking img