Case parmalat

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2362 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
PARMALAT

O leite é um dos alimentos mais importantes do mundo. E justamente por essa razão, a busca pela excelência é uma prática permanente na PARMALAT, onde o leite e seus produtos derivados são as grandes estrelas da empresa italiana. Não é para menos, que em muitos países do mundo PARMALAT é sinônimo de leite nutritivo, saudável e gostoso. Afinal, nós todos somos mamíferos.
-
A históriaTudo começou quando o jovem italiano Calisto Tanzi, então com apenas tinha 22 anos, ao perder seu pai foi obrigado a cuidar da fábrica de presunto da família, em Collechio. Até que, em 1961, ele resolveu inovar e investir no leite, abrindo uma pequena fábrica de pasteurização na cidade de Parma, e criando a marca PARMALAT, quando juntou o nome de sua cidade natal (Parma) com a palavra leite(latte, em italiano).

Porém a grande diferença da nova empresa estava na embalagem. As embalagens suecas da Tetra Pak eram mais higiênicas e seguras, e a empresa começou a comercializar o leite em caixinhas com formatos de pirâmides, estampando o nome PARMALAT, na embalagem feita de papelão. Como as novas embalagens conservavam o leite por muito mais tempo, rapidamente a PARMALAT se tornou umsucesso na Itália.

-
-

No ano seguinte, a empresa foi a primeira no mercado italiano a adotar as embalagens cartonadas em forma de paralelepípedo. Pouco depois, em 1964, a empresa começou a vender o leite “Latte Vita C” (um leite enriquecido com vitamina C). No ano seguinte a empresa inovou de novo ao introduzir no mercado o leite “longa vida”, com duração de seis meses sem perder suaspropriedades.
O leite UHT conduziu a empresa a um pleno sucesso comercial, tornando-se o “core business” da PARMALAT. A década de 70 foi marcada pelo enorme investimento em marketing e publicidade. Através da associação da marca PARMALAT com a Fórmula 1 (em 1976 iniciou uma longa parceria de patrocínio da equipe Brabham, na qual viria a correr o piloto brasileiro Nelson Piquet) e especialmente com ofutebol (onde patrocinou grande clubes como o Parma),
a empresa italiana ganhou visibilidade global.
-
-
Foi também nesta década que a empresa passou a utilizar uma flor estilizada em sua identidade visual. Em 1982 a marca italiana ingressou no mercado americano com a marca de molho de tomate POMI, começando assim sua escalada internacional no maior mercado consumidor do mundo.
Até meados dosanos 70, 80% dos produtos da empresa eram relacionados ao leite, porém a partir dessa década, a PARMALAT começou a diversificar seus produtos alimentícios, ingressando no mercado de sucos de frutas naturais (especialmente com a marca Santal), vegetais, sopas, iogurtes, biscoitos e comidas prontas. A década de 90 foi marcada pela
grande expansão internacional da marca, especialmente fora dospaíses europeus.
-
-
No início do novo milênio, o jogador de futebol Ronaldinho, então defendendo a Internazionale de Milão, passou a estrelar as campanhas institucionais da empresa, gerando enorme visibilidade para marca PARMALAT.
No ano de 2003 a empresa foi assolada por denúncias de desvio de dinheiro (aproximadamente US$ 20 bilhões), no maior escândalo financeiro da Europa, e pediu concordata.A recuperação judicial foi devastadora para a empresa italiana. Com isso, uma
nova empresa foi fundada em 1 de outubro de 2005: Parmalat S.p.A.
-
-
A linha do tempo
1968
● Lançamento do PARMALAT ZYMIL, um leite de fácil digestão e primeiro produto para pessoas com intolerância a lactose.
1973
● Lançamento PARMALAT VITA 7, leite enriquecido com sete vitaminas.
1980
● Lançamento da marcade suco 100% naturais SANTÁL. Os primeiros sabores comercializados foram laranja, abacaxi e grapefruit.
1981
● Lançamento do DIETALAT, um leite enriquecido com vitamina A, D3 e E, além de possuir 0% de gordura.
1982
● Lançamento de uma linha de chás pronto para beber.
1983
● Lançamento da marca de bolachas e snacks MISTER DAY.
1990
● Lançamento do leite pasteurizado em saquinhos...
tracking img