Force line

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4560 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1 INTRODUÇÃO

O mercado de capitais brasileiro vem apresentando relevante evolução , concretizando seu importante papel de financiador da atividade econômica e a contribuição positiva do mercado de capitais. É listado como fator determinante desta evolução a estabilidade econômica , concedendo aos acionistas maior segurança.
Neste contexto , o interesse dos investidores vem aumentando ,sendo constatado através do próprio site da Bovespa.
Apesar do interesse dos investidores, percebe-se que está inerente a exposição ao risco e a incerteza , na qual até mesmo especialistas do mercado realizam retornos negativos e até perdas de seus capitais .
O tema a ser abordado em nosso trabalho consiste em analisar o mercado de capitais, interpretando seus resultados, planejandoestratégias financeiras,e tudo isso levando em conta o cenário econômico atual.
Abordaremos também a fundamentação teórica, dividida em mercado de capitais, mercado acionário, índices; Decisões financeiras; Análises do mercado e de Ações
Para a construção deste relatório e nosso aprendizado na prática , utilizamos o Simulador Folhainvest. Com ele vamos demonstrar as operações de carteiras, asmovimentações e nossas decisões para cada investimento.
O objetivo deste trabalho e sua relevância se dá em estarmos diante de uma situação que nos oferece ganho e perda em cada decisão financeira, onde nossas metas são retornos altos. Desta forma podemos dizer que o maior problema deste trabalho está em analisar e tomar a decisão certa, decisão de investidor.
Todas estas questões serãodevidamente abordadas ao longo deste projeto.















2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

2.1 MERCADO DE CAPITAIS

O mercado de capitais é definido por Assaf Neto (2003, p.71) como a grande fonte de recursos para investimentos da economia, assumindo um papel relevante no processo de desenvolvimento econômico. Apresenta forte ligação entre os agentes superavitários, que possuemcapacidade de poupança, e os investidores carentes de recursos a longo prazo. O mercado de capitais atua também como operações de prazo indeterminado, como aquelas que envolvem emissão e subscrição de ações. Um conjunto de instituições que negociam com títulos e valores imobiliários, objetivando uma ligação dos recursos agentes compradores para os vendedores.


2.1.1 Ações

Ações sãovalores representativos de uma parcela (fração) do capital social de uma sociedade, negociáveis no mercado, e refletem a participação dos acionistas no capital social.(Assaf Neto,2003 )
As ações podem ser:
• Ordinárias, que concedem àqueles que as possuem o poder do voto nas assembléias deliberativas da companhia; ou
• Preferenciais, que oferecem preferência na distribuição de resultados ou noreembolso do capital em caso de liquidação da companhia, não concedendo o direito de voto, ou restringindo-o.
As ações, ordinárias ou preferenciais, são sempre nominativas, originando-se do fato a notação ON ou PN depois do nome da empresa. As ações são negociadas na Bolsa de Valores
Os acionistas tem ainda preferência na compra de novas ações emitidas ou direito de preferência na subscrição. Alémde garantir a possibilidade de manter a mesma participação no capital total, esse direito pode significar ganho adicional, dependendo das condições do lançamento. Por fim, se não exercido, o direito pode ser vendido a terceiros.
Umas das vantagens dos acionistas são os dividendos, que representam parte dos resultados líquidos de uma sociedade apurados em determinado exercício social edistribuídos em dinheiro aos acionistas.


2.1.2 Negociação das Ações

Você sempre ouve falar em Mercado Primário e Secundário. O que significa?
O Mercado Primário compreende o lançamento de novas ações no mercado, com aporte de recursos à companhia.
Uma vez ocorrendo o lançamento inicial ao mercado, as ações passam a ser negociadas no Mercado Secundário, que compreende as bolsas de valores e...
tracking img