Resumo do livro psicologias de ana

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (314 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Ciência e Senso Comum
As pessoas em geral têm a “sua psicologia”. Usamos o termo psicologia, no nosso cotidiano, com vários sentidos. Por exemplo, quando um amigo chega procurando consolo, usamosde nossa "psicologia" para ouvir e entender os problemas dele. Certamente essa não é a psicologia dos psicólogos, essa psicologia utilizada no cotidiano pelas pessoas em geral, é denominada depsicologia do senso comum.
As pessoas, normalmente, têm um domínio, mesmo que pequeno e superficial, do conhecimento acumulado pela Psicologia científica, o que lhes permite explicar ou compreender seusproblemas cotidianos de um ponto de vista psicológico.
Relação Ciência e Senso Comum
O Senso Comum é o conhecimento da vida cotidiana, como sentimos a realidade. Sem esse conhecimento intuitivo,espontâneo, de tentativas e erros, a nossa vida no dia-a-dia seria muito complicada.
“O cotidiano e o conhecimento científico que temos da realidade aproximam-se e se afastam: aproximam-se porque aciência se refere ao real; Afastam-se porque a ciência abstrai a realidade para compreendê-la melhor, ou seja, a ciência afasta-se da realidade, transformando-a em objeto de investigação – o que permite aconstrução do conhecimento científico sobre o real.”
O Conhecimento do Senso Comum
O senso comum, na produção desse tipo de conhecimento, percorre um caminho que vai do hábito à tradição, a qual,quando estabelecida, passa de geração para geração. Assim, aprendemos com nossos pais a atravessar uma rua, a fazer o liquidificador funcionar, etc. E é nessa tentativa de facilitar o dia-a-dia que osenso comum produz suas próprias “teorias”; na realidade, um conhecimento que, numa interpretação livre, poderíamos chamar de teorias médicas, físicas, psicológicas etc.
O senso comum mistura erecicla saberes, muito mais especializados, e os reduz a um tipo de teoria simplificada, produzindo uma determinada visão de mundo.
Arte, religião, filosofia, ciência e senso comum são domínios do...
tracking img