Organograma

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1363 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
2. Desenho organizacional
2.1 Definições de desenho organizacional
Desenho organizacional define como a organização deve funcionar e como será feita a distribuição e aplicadas às tarefas do trabalho. O desenho organizacional contribui de quatro maneiras diferentes.
* Estrutura básica: Define como serão dividido as tarefas da empresa, pela especialização vertical e pela especializaçãohorizontal.
* Mecanismo de operação: Indica os procedimentos e rotinas de trabalho, normas e regulamentos internos, padrões de desempenho, sistema de avaliação de desempenho etc.
* Mecanismo de decisão: Define a distribuição de poder e hierarquia da autoridade para tomar decisão dentro da organização.
* Mecanismo de coordenação entre as partes: Define como a organização de harmonizar e integrardiferentes funções da divisão do trabalho organizacional.
2.2 Características do desenho organizacional
Desenho organizacional deve reunir quatro características principais: diferenciação, formalização, centralização e integração.
1. Diferenciação
Horizontal: desdobramento em departamentos ou divisões pela departamentalização.
Vertical: desdobramento em níveis hierárquicos pela criação de váriosescalões de autoridade.
2. Formalização
Refere se á existência de regras e regulamentos para descrever como, quando e por quem as tarefas serão executadas.
.Cargo: Define a descrição e especializações relacionadas com a tarefa.
.Fluxo de trabalho: Instruções e procedimentos detalhados sobre e como executar as tarefas.
.Regras de regulamentos: Formalização do que, onde, como, quem pode ou nãofazer.
3. Centralização
A centralização implica a concentração das decisões no topo da organização. E a descentralização é a distribuição de poder e da tomada de decisão para os níveis mais baixos da organização.
4. Integração
Refere se aos meios de coordenação e entrosamento entre as unidades da organização para manter convergência de esforços. Os esquemas de integração mais utilizados sãosete:
1. Hierarquia administrativa:
É a solução mais comum para problemas de integração entre duas ou mais unidades organizacionais. Reportar-se ao mesmo supervisor facilita a integração, a comunicação, solução de conflitos, sinergia de esforços.
2. Departamentalização:
Diferenciação organizacional pela divisão do trabalho no sentido horizontal é uma alternativa estrutural capaz de resolverproblemas de integração.
3. Assessoria (staff): Alivia a sobrecarga da hierarquia, permite aumentar a quantidade e qualidade de informação.
4. Comissões e forças – tarefas:
Facilitam a integração das unidades da organização, podem lidar com um grande número de problemas e decisões.

5. Regras e procedimentos:

São decisões rotineiras já tomadas pela empresa que as unidades organizacionaisdevem seguir, baixo custo na obtenção da integração.

6. Objetivos e planos:
É um mecanismo de integração utilizado para compor as unidades organizacionais que operam com relativa independência, mas cujos resultados precisam ser integrados.

7. Arranjos físicos ou arquitetura:

Facilita a integração pelo leiaute, e uma solução barata (queda de barreiras).

2.3 Definir organização linear elinha staff

Organização linear (autoridade única) quer dizer que cada supervisor tem autoridade absoluta sobre seus subordinados.
A organização linear ou estrutura linear tem suas origens na organização dos antigos exércitos e na organização eclesiástica dos tempos medievais.

Organização linha staff, com o crescimento e complexidade das tarefas das empresas, a estrutura linearmostrou-se insuficiente para proporcionar eficiência e eficácia. As unidades e posições de linha passaram a se concentrar no alcance dos objetivos principais da empresa e a delegar autoridade sobre serviços especializados e atribuições a outras unidades e posições da empresa.
Assim surgiu a organização linha staff na qual os órgãos de linha são assessorados por órgãos staff graças a sua especialização...
tracking img