Fontes de financiamento de curto e longo prazo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1373 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1 INTRODUÇÃO

Atualmente as empresas estão inseridas em um mercado cada dia mais competitivo, onde quem se destaca é aquela empresa que possui produtos de qualidade ou a prestadora de serviços que possui bom atendimento e satisfaz as necessidades dos clientes. Para se chegar a esta etapa é muito complicado, as empresas muitas vezes precisam expandir seu parque fabril, adquirir novas máquinas,melhorar os processos de produção e controle de qualidade, atender com excelência, destacar seu produto ou serviço dos demais, implantar estratégias de marketing, entre outros fatores.
Só que na maioria dos casos as empresas não possuem capital suficiente para desenvolver tais melhorias, tendo de recorrer a fontes de financiamentos de curto ou longo prazo. Diante disto o objetivo dessamonografia será abordar as principais fontes de recursos financeiros de curto e longo prazo e suas características, bem como fazer uma comparação a fim de verificar qual deles é mais vantajoso para o Archer Materiais de Construção S/A, criando uma proposta mais adequada para a empresa.

2 LINHAS DE CRÉDITO UTILIZADAS PARA FINANCIAMENTOS

Atualmente o mercado disponibiliza várias oportunidades para asorganizações financiarem seu capital de giro, são inúmeras as opções, e a escolha de cada uma delas varia de acordo com as necessidades de cada empresa e a condição de pagamento, que poderá variar entre os financiamentos de curto ou longo prazo.

2.1 FINANCIAMENTOS DE CURTO PRAZO

As organizações que querem realizar financiamentos de curto prazo, ou seja, financiamentos com vencimentoinferior a 360 dias possuem várias alternativas de escolha, dentre elas destaca-se o desconto de duplicatas. As duplicatas são títulos emitidos pelas empresas que praticam vendas a prazo, e sua função é servir de documento para cobrança.
Nesse sentido, Lemes Júnior, Rigo e Cherobim (2005, p.396) afirmam que:
como instrumentos de cobrança, as duplicatas tornam-se títulos negociáveis ea operação de crédito de desconto de duplicata é a operação à qual são vinculadas duplicatas provenientes de vendas realizadas e/ou prestação de serviços pela empresa emitente, cuja cobrança ficará a cargo do banco e quitará o empréstimo quando do pagamento pelo devedor, denominado sacado. A duplicata tem o papel de garantia oferecida pela empresa para a operação, pois é endossada ao banco, quepassa a ter o privilégio do seu recebimento. Caso o sacado não efetue o pagamento na data do vencimento da duplicata, o banco estará autorizado a efetuar o correspondente débito na conta corrente da empresa.

Outro financiamento bastante procurado pelas empresas é o desconto de recebíveis, que é utilizado em dois casos, um para antecipar as vendas feitas com cartão de crédito e o outro paracheques pré-datados. Neste tipo de operação a empresa procura um banco que disponibiliza essa linha de crédito, que irá antecipar o recebimento das vendas realizadas com cartão de crédito ou cheque pré-datado, onde os clientes pagaram as compras a prazo e a empresa receberá o valor a vista.
Para as empresas que optam em pagar o fornecedor a vista e financiar sua compra, uma boa opção seria ocompror.
Matias (2007, p.129) afirma que:
através da operação de compror a empresa compradora paga o fornecedor a vista e financia a compra a prazo através de crédito bancário. O banco dá crédito à empresa compradora mas com destinação específica – pagamento ao fornecedor.

Já as empresas que preferem optar em vender seus produtos a vista e financiar a empresa compradora, aalternativa mais viável para este caso é o vendor.
Matias (2007) explica que:
vendor é uma alternativa de financiamento para vendas a prazo, tendo como característica a cessão da atividade de crédito. A empresa vende seu produto a vista e transfere a função de crédito ao seu banco que, mediante uma taxa de juros, paga a vista a empresa vendedora e financia a empresa compradora. A...
tracking img