Fontes de financiamento de curto e longo prazo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (743 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
FONTES DE FINANCIAMENTO DE CURTO E LONGO PRAZO


1 INTRODUÇÃO


Deparando-se com um mercado cada dia mais competitivo, as empresas buscam realizar constantes investimentos a fim de desempenharsuas atividades de maneira mais vantajosa, como a aquisição de máquinas modernas, a expansão da capacidade de produção, o aperfeiçoamento dos produtos e serviços, entre outros. Porém, todo esteprocesso gera um desembolso de capital, e nem todas as empresas possuem caixa disponível para tal investimento.
Ao decidir pelo uso de capital de terceiros, a empresa poderá escolher entre financiamentosde curto ou de longo prazo. Curto prazo são aqueles que terminam no mesmo exercício, ou seja, iniciam e são quitados em no máximo um ano. Já os financiamentos de longo prazo iniciam-se em umexercício e findam em outro.
Perante a situação supracitada, esse trabalho aborda as características das principais fontes de recursos financeiros de curto e longo prazo.

2 FONTES DE FINANCIAMENTO ACURTO PRAZO SEM GARANTIA


Nesta modalidade destacam-se os seguintes financiamentos bancários, destinados a qualquer tipo de empresa:
• Notas promissórias: Este documento deve conter os termos doempréstimo, incluindo a duração, entre 30 dias a 9 meses, e as taxas de juros, que podem ser fixas ou flutuantes.
• Linhas de crédito: Utilizadas para investimento ou capital de giro. Trata-se de umadeterminada quantia que o banco disponibiliza para que a empresa supra eventuais necessidades.
• Acordo de créditos rotativos: Mais conhecido como crédito especial, é um determinado valor vinculado àconta bancária que, caso seja utilizado, deverá ser devolvido acrescido de juros e outros encargos.


3 FONTES DE FINANCIAMENTO A CURTO PRAZO COM GARANTIA


Deve ser utilizada apenas quando aspossibilidades de financiamentos sem garantia forem esgotadas, pois os riscos e as taxas de juros são mais elevados. Suas principais fontes são:
• Caução de duplicatas a receber: Duplicatas são...
tracking img