Fontes de energia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3580 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
A energia e transporte são os elementos fundamentais para a produção. São eles que extraem a matéria prima, manufaturam a mesma e levam o produto final ao consumidor, executando um ciclo não completo, que é o grande problema, pois grande parte das fontes de energia são poluentes em algum estágio de sua existência ou correm o risco de escassez e o transporte enfrenta problemasgeográficos e financeiros.
O que é energia?
Energia é o trabalho armazenado, ou melhor a capacidade de realizar trabalho. Sendo necessária para levantar um contêiner, movimentar um automóvel, para aquecer metais etc. Suas principais fontes são o petróleo, energia hidráulica, carvão mineral, lenha e carvão vegetal, álcool, bagaço de cana, o xisto betuminoso, a energia nuclear, etc.
As fontes de energia eos recursos naturais utilizados pelo homem podem ser de dois tipos: as renováveis, como a solar, a dos ventos etc; e as não-renováveis, como do carvão mineral, do urânio, do xisto betuminoso etc.
As fontes não-renováveis apresentam os maiores problemas, pois podem chegar a escassez e se fazer falta e também poluem mais do que as renováveis, pois é necessário a depredação do solo e das árvorespara extração da matéria prima e os compostos químicos utilizados para manipular os materiais naturais se poluem a atmosfera, os rios e os oceanos, desequilibrando todo o ecossistema.
As fontes renováveis são menos depredadoras e poluentes. No caso da utilização da lenha e o carvão vegetal, apesar de poluírem, podem ser replantadas as árvores e obter mais matéria prima. No caso das energias eólica,solar e geotérmica, além de poluírem pouco são quase inesgotáveis.

Energia e indústria
A industrialização é o processo que mais necessita de energia para sua manutenção, sendo para criar novas indústrias, modernizar ou manter as já existentes, sendo responsável pelo consumo de mais de 41% do total de consumo de energia de todos os tipos, seja hidrelétrica, petróleo, álcool, lenha, etc. Depoisvêm os transportes, que consomem 20,5%, o setor residencial com 16,1%, o próprio setor energético com 7,8%, o comércio com 5,2%, a agricultura com 4,9% e o setor público com cerca de 3,8%.
Além de consumir 41% da produção de energia diretamente, consome os outros 59% indiretamente, pois a maioria dos transportes serve para o deslocamento dos produtos industrializados, que por sua vez também sãofruto de industrias automotivas. Grande parte do comércio vendem produtos manufaturados, no meio rural o gasto com energia é com as máquinas oriundas de fábricas e grande parte do consumo residencial é por parte de aparelhos eletroeletrônicos. Dessa forma o desenvolvimento da indústria é um grande incentivador do consumo energético.

A energia hidrelétrica
Apesar de 73% do potencialhidrelétrico permanecer inaproveitado, pois existem ainda muita possibilidade de construção de novas geradores, mas tem sido intenso, pois cerca de 93% da eletricidade gerada no país provém de hidrelétricas e está em terceiro lugar no mundo, perdendo para Rússia e China.
O maior desenvolvimento do potencial evoluiu principalmente nos rios da bacia amazônica, passando de 15 milhões de kW em 1970 para quase260 milhões de kW em 1995.
O potencial hidrelétrico segundo as bacias fluviais está dividido na tabela abaixo:
Bacia Amazônica 105 550 MW
Bacia do Tocantins 27 821 MW
Bacia do Paraná 57 358 MW
Bacia do São Francisco 26 354 MW
Bacia do Uruguai 13 902 MW
Bacia do Leste 14 469 MW
Bacias do Sul e Sudeste 9 622 MW
Outras 3 979 MW
TOTAL DO BRASIL 259 055 MW
Aproveitado (até1995) 58 300 MW (IBGE)
A energia hidrelétrica pode suprir todas as necessidades do país, desde que se construam novas usinas, apresentando diversas vantagens, pois a água não se esgota (embora haja secas eventualmente), seu custo operacional é baixo e polui menos do que as usinas termelétricas e atômicas.
O grande problema das hidrelétricas é a degradação ambiental provocada pela construção...
tracking img