Fontes de energia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1618 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Fontes de Energia

As civilizações humanas dependem cada vez mais de um elevado consumo energético a sua subsistência. Para isso foram desenvolvidos ao longo da história diversos processos de produção, de transporte, e de armazenamento de energia. As fontes de energia podem ser convencionais ou alternativas. Dizemos que energia convencional é caracterizada pelo baixo custo, grande impactoambiental e tecnologia difundida. Já a energia alternativa é aquela originada como solução para diminuir o impacto ambiental. Com essas duas fontes de energia, surgem também duas distinções: as fontes de energias renováveis e as fontes de energia não- renováveis.
Fonte de energia renovável é aquela em que a energia é extraída de fontes naturais e é capaz de se regenerar, sendo assim, praticamenteinesgotável. Fazem parte desse tipo a energia solar, a energia eólica, entre outras.
Fonte de energia não-renovável é aquela em que a energia se encontra na natureza em quantidades limitadas, ou seja, ela se extingue com seu constante uso. Fazem parte desse grupo o petróleo, o carvão mineral, entre outros.

Fontes renováveis de energia
* Energia hidráulica
O uso da energia hidráulica foi umadas primeiras formas de substituição do trabalho animal pelo mecânico, particularmente para bombeamento de água e moagem de grãos. Entre as características energéticas mais importantes, destacam-se as seguintes: disponibilidade de recursos, facilidade de aproveitamento e, principalmente, seu caráter renovável.
Nas usinas hidrelétricas, a energia elétrica tem como fonte principal a energiaproveniente da queda de água represada a uma certa altura. A energia potencial que a água tem na parte alta da represa é transformada em energia cinética, que faz com que as pás da turbina girem, acionado o eixo do gerador, produzindo energia elétrica.
Utiliza-se a energia hídrica no Brasil em grande escala, devido aos grandes mananciais de água existentes.
Historicamente, o aproveitamento depotenciais hidráulicos para geração de energia elétrica exigiu a formação de grandes reservatórios e, consequentemente, a inundação de grandes áreas. Na maioria dos casos, tratava-se de áreas produtivas e(ou) de grande diversidade biológica, exigindo a realocação de grande contingente de pessoas e animais silvestres.
Atualmente estão sendo discutidas fontes alternativas para a produção de energiaelétrica, pois a falta de chuvas está causando um grande déficit na oferta de energia elétrica. A maior usina hidrelétrica do Brasil é a de Itaipu (Foz de Iguaçu) que tem a capacidade de 12600 MW (megawatts).

* Energia geotérmica
Energia geotérmica é a energia produzida de rochas derretidas no subsolo (magma) que aquecem a água no subsolo. Na Islândia, que é um país localizado muito ao Norte,próximo do Círculo Polar Ártico, com vulcanismo intenso, onde a água quente e o vapor afloram à superfície ou se encontram em pequena profundidade, tem uma grande quantidade de energia geotérmica aproveitável e a energia é gerada a partir desta. As usinas elétricas aproveitam essa energia para produzir água quente e vapor. O vapor aciona as turbinas que geram quase 3 000 000 joules de energia elétricapor segundo e a água quente percorre tubulações até chegar às casas.

* Energia eólica
Os moinhos de ventos são velhos conhecidos nossos, e usam a energia dos ventos, isto é, eólica, para gerar eletricidade, mas para realizar trabalho, como bombear água e moer grãos. Na Pérsia no Século V, já eram utilizados moinhos de vento para bombear água para irrigação.
A energia eólica é produzidapela transformação da energia cinética dos ventos em energia elétrica. A conversão de energia é realizada através de um aerogerador que consiste num gerador elétrico acoplado a um eixo que gira através da incidência do vento nas pás da turbina.
A turbina eólica horizontal (a vertical não é mais usada) é formada essencialmente por um conjunto de duas ou três pás, com perfis aerodinâmicos...
tracking img