Contabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3291 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO


Este trabalho tem como objetivo mostrar de forma clara as diversas maneiras de se conhecer a contabilidade, de aprofundar os seus conhecimentos de uma forma ampla e aumentar sua aprendizagem.

























































CONCEITO DE CONTABILIDADE
Para D´ Áuria a contabilidade é aciência que estuda e pratica as funções de orientação, controle e registro relativos aos atos e fatos da administração econômica.
Para Hendriksen a contabilidade é um processo de comunicação de informação econômica para propósitos de tomada de decisão tanto pela administração como por aqueles que necessitam fiar-se nos relatórios externos. D’Áuria, representante da escola italiana decontabilidade enfatiza a contabilidade como ciência, enquanto Hendriksen da escola norte-americana, a trata como um processo de informação. Enquanto o primeiro evidencia o controle patrimonial, o segundo evidencia a informação.
De forma mais pratica, podemos dizer que a contabilidade é um sistema de informação em si e que também faz parte de um sistema de informações gerenciaisdentro da gestão empresarial. Através de técnicas, normas e princípios mantem um controle permanente do patrimônio de uma entidade, evidenciando suas modificações nos relatórios contábeis para que os usuários das informações patrimoniais possam tomar decisões empresariais.


OBJETO DA CONTABILIDADE
De uma forma bem sintetizada, pode-se afirmar que o patrimônio dasentidades é o objeto da contabilidade e o controle desse patrimônio e o fornecimento de informações sobre este aos usuários é o seu objetivo.


OBJETIVO DA CONTABILIDADE
Analisar, Mensurar, Registrar e Controlar o “Patrimônio”.
Fornecer constantes informações sobre o patrimônio aos seus usuários.
Cabe ressaltar que o fornecimento de informações deve ser seletivo emfunção do usuário das informações.


ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL
Representa o registro de todas as movimentações ocorridas na empresa de acordo com o método das partidas dobradas, plano de contas e demais normas envolvidas. Realizada no livro diário e livro razão.
A CONTABILIDADE NA GESTÃO EMPRESARIAL
Até hoje muitos veem a contabilidade apenascomo geradora de tributos e obrigações e que isso tudo é sinônimo de burocracia. No entanto, a contabilidade também tem outro papel fundamental para as empresas: como ferramenta para a tomada de decisões.
Na maioria das vezes um empresário procura um escritório contábil simplesmente para executar obrigações com o Fisco, efetuar o cadastro da empresa junto aos órgãos necessários, etc. e muitos achamque são capazes de administrar seus negócios sozinhos, sem nenhuma assessoria. Talvez a sorte ou até mesmo o perfil empreendedor façam com que a empresa consiga sobreviver por algum período sem essas informações, mas a longo prazo essa falta de conhecimentos básicos para a gestão dos negócios poderá levar a entidade ao fracasso.
Para uma tomada de decisão eficaz, a contabilidade deve ser o maistransparente possível, procurando informar todos os fatos ocorridos na empresa. O que se verifica normalmente é que as empresas não enviam ao escritório de contabilidade todos os documentos necessários para que lhes sejam dadas as informações que realmente necessitam, desta forma não é possível mensurar exatamente qual o valor de seus ativos, passivos, receitas e despesas e o resultado que se temnão reflete a real situação da empresa. A partir de informações contábeis corretas é possível o administrador analisar onde tem mais gastos, podendo diminuir alguma despesa ou fazer novos investimentos, por exemplo.
Algumas vantagens da manutenção de uma contabilidade adequada:
• Oferece maior controle financeiro e econômico à entidade;
• Facilita acesso ás linhas de crédito com bancos e...
tracking img