Fonologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3157 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FENOLOGIA

Homero Bergamaschi
Professor da UFRGS e bolsista do CNPq

1. 1. Conceitos

FENOLOGIA: é o ramo da Ecologia que estuda os fenômenos periódicos dos seres vivos e suas relações com as condições do ambiente, tais como temperatura, luz, umidade, etc. (de Fina & Ravelo, 1973).

DESENVOLVIMENTO (dos seres vivos): variações de volume, peso, forma e estrutura, visíveis ou invisíveis.Pressupõe que essas variações implicam em mudanças de necessidades e de sensibilidades dos indivíduos. O desenvolvimento implica em mudanças num sentido mais amplo, enquanto que crescimento se restringe ao aumento físico de volume, peso ou estatura.

CICLO (dos vegetais). A palavra ciclo, na sua origem, lembra algo que começa, gira e termina no mesmo ponto, como descrevendo uma circunferência.Daí derivam os termos monociclo, triciclo, etc. Assim é o ciclo de vida de um indivíduo, mais especificamente de uma planta, que começa e termina no ponto de origem.
As espécies vegetais, de acordo com o ciclo de desenvolvimento, podem ser anuais, que cumprem todo o seu desenvolvimento dentro de um mesmo ano ou perenes, cujos indivíduos permanecem vivos por diversos anos. Há, ainda, exemplos deespécies bienais, como a cebola, que necessitam de dois anos para cumprir todo o ciclo vital; no primeiro ano ela vai de semente a bulbo e, no segundo ano, ela vai de bulbo a semente.
As espécies perenes podem, ainda, ser agrupadas em plantas que vegetam o ano todo e plantas que alternam períodos vegetativo e de repouso em um mesmo ano. No primeiro caso, estão aquelas espécies que permanecemcom seus tecidos ativos, vegetando o tempo todo, por diversos ano. O ambiente deve ser suficientemente adequado às exigências da espécie, para que o indivíduo se mantenha vegetando de forma ininterrupta.
No segundo grupo estão espécie que, embora sendo perenes, os indivíduos cumprem uma periodicidade anual, com etapas fenológicas que acompanham grandes oscilações do ambiente. A ocorrência deuma estação seca (exemplo do semi-árido) ou de um inverno frio pode exigir um período de repouso (dormência), intercalado a um período vegetativo anual. Assim, a planta cumpre um ciclo anual, embora a espécie seja classificada de perene, já que o mesmo indivíduo permanece vivo por diversos anos.

FASE: aparecimento, transformação ou desaparecimento rápido de órgãos da planta, como germinação,brotação, florescimento, espigamento, desfolhação, maturação, etc. Algumas fases são facilmente observadas, como o aparecimento ou desaparecimento de órgãos, enquanto que outras, por serem invisíveis e somente perceptíveis através de exames detalhados, como microscopia ou análises químicas.

SUBPERÍODO: tempo decorrido entre duas fases consecutivas. Considera-se que, ao longo de um subperíodo, asnecessidades e a estrutura da planta são praticamente constantes ou variando numa direção apenas. Neste último caso, está o crescimento vegetativo, em que o desenvolvimento da planta se limita ao aumento do número de folhas e outras estruturas vegetativas, sem alterações significativas nas suas necessidades ou sensibilidades.


CICLO DE UM INDIVÍDUO


Figura 1. Representação esquemática dociclo de um indivíduo, comparando-o a uma escada (daí a denominação “escala fenológica”). A subida de nível dos degraus representa cada fase (transformação), enquanto que o intervalo horizontal entre os degraus são os subperíodos (mesmo nível).

ESTÁDIO: São subdivisões dentro de um subperíodo ou mesmo caracterizando uma fase. Eles também são momentos específicos dentro do ciclo do indivíduo, masnão necessariamente de transformação, como são as fases. Portanto, os estádios podem coincidir com fases, quando envolvem mudanças importantes, como o início de florescimento, ou simplesmente podem ser caracterizando uma condição qualquer dentro de um subperíodo, como pelo número de folhas no crescimento vegetativo.
Os estádios surgiram pela necessidade de detalhar de maneira clara e...
tracking img