Fonoaudiologia industrial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4510 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Fonoaudiologia Industrial
RESUMO
O objetivo deste trabalho é provar não só aos trabalhadores,
mas a elite encarregada da supervisão nesta área, a necessidade de
uma transformação de mentalidade, de uma modernização no que até o
momento é visto pelas pessoas que dão pouca importância a esta
perda que ocorre lentamente e nem sempre notada no devido tempo.
É abrir as portas para a pesquisaque anule, que substitui
esses ruídos danosos que maltratam tanto a audição da população em
geral, por outros menos intensos, mais filtrados, que a pesquisa
continue, sempre e cada vez mais, pois esta é uma área grande, com
poucos pesquisadores, diante da devastação que atinge o ser humano
e muitas vezes, sem o seu conhecimento. Estamos ainda engatinhando,
temos muito o que aprender.Mostrarei , o que pode ainda ser feito, as controvérsias, as dúvidas, as opiniões tanto do
empregador, quanto do empregado, demonstrando com isso a
consciência cada vez maior ante o problema da perda auditiva induzida
por ruído (PAIR).
INTRODUÇÃO
Um dos agentes físicos mais nocivos à audição é o ruído e acarreta uma das doenças mais freqüentes a trabalhadores que se expõem a este agente, que é aPerda Auditiva Induzida pelo Ruído (PAIR). Sabe-se que o dano auditivo dele decorrente é irreversível e que a exposição produz outros distúrbios – orgânicos, fisiológicos e psicoemocionais – que resultam em evidente diminuição da qualidade de vida e da saúde dos trabalhadores (FERRAZ, 1998).
Pelo fato da lesão causada ser insidiosa e não apresentar, em seu início, sintomas aparentes, ela somentecomeça a ser percebida quando a comunicação começa a ser prejudicada. Nesse momento, devem-se tomar medidas para que não se agrave, atuando na prevenção da PAIR, no sentido de evitar a instalação ou agravamento das lesões.
É no meio industrial que acontece uma maior exposição ao agente físico ‘ruído’, pois os níveis de pressão sonora gerados no ambiente de trabalho normalmente ultrapassam a85dBNPS, limite recomendado pelo Anexo 1 da NR7- Norma Regulamentadora, que define os limites de tolerância do trabalhador em atividades laborais. As normas regulamentadoras aprovadas pelo Ministério do Trabalho (MTB), definem regras para trabalhadores que se expõem a agentes de risco, com o objetivo de garantir a preservação da saúde, bem como identificar os 21 riscos ocupacionais, para que sejamtomadas medidas preventivas de modo sistemático e contínuo.
O Programa de Conservação Auditiva (PCA), também chamado Programa de Prevenção de Perdas Auditivas (PPPA), está inserido nas empresas e referem-se a um conjunto de ações, com o objetivo de minimizar os riscos, evitando assim, o desencadeamento e/ou agravamento de perdas auditivas relacionadas ao trabalho. O Programa de Conservação Auditivaestá citado na legislação NR7- Programa de Controle Médico e Saúde Ocupacional (PCMSO), NR9 - Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA), Portaria nº. 24, 1994, Portaria nº. 19 de 09/04/98 do MTb, OS nº. 608 de 05/08/98 do Ministério da Previdência Social (MPS), Boletim nº. 6 do Comitê Nacional de Ruído e Conservação Auditiva.
O Programa de Conservação Auditiva engloba várias etapas, nasquais o gerenciamento audiométrico e a coleta de dados na anamnese, são de responsabilidade da equipe de medicina do trabalho, juntamente com a fonoaudiologia. Esta etapa é de fundamental importância, pois o trabalhador traz dados relevantes quanto ao seu estado de saúde, para que medidas preventivas e ações imediatas sejam tomadas.
A PAIR é um comprometimento auditivo passível de prevenção e podeacarretar ao trabalhador alterações importantes que interferem em sua qualidade de vida, afetando a eficiência do trabalhador nas suas atividades diárias. (COMITÊ NACIONAL DO RUÍDO E CONSERVAÇÃO AUDITIVA, 1995). No entanto, existem também importantes aspectos extra-auditivos, que merecem uma avaliação mais apurada, especialmente se se tiver em mente que a perda auditiva é apenas uma parte dos...
tracking img