Fmi - fundo monetario internacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (769 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

Neste trabalho trazemos as informações referente ao Fundo Monetário Internacional (FMI) como, por exemplo, sua data de formação, seu objetivo, suas funções e qual a sua influencia naeconomia contemporânea.
Também comentamos sobre quem tomam as decisões no FMI e os problemas que o mesmo enfrentou.
















FUNDO MONETÁRIO INTERNACIONAL

O fundo monetáriointernacional (FMI) é uma organização internacional que pretende assegurar o bom funcionamento do sistema financeiro mundial pelo monitoramento das taxas de cambio e da balança de pagamento, atravésde assistência técnica e financeira.
Sua criação ocorreu pouco antes da segunda guerra mundial, em 22 de julho de 1944, representado inicialmente com 45 países em Bretton Woods, nos EUA. Atualmenteconta com mais de 187 nações, sua cede é em Washington, DC, Estados Unidos.
O FMI como agência instrumentalizadora do novo sistema monetário internacional deveria, fundamentalmente, perseguir osseguintes propósitos: instaurar o padrão ouro-dolar, implantar políticas e mecanismos de ajustamentos das balanças de pagamento, criar um fundo financeiro para dar sustentação aos necessários processos deajuste. As condições para o impulso inicial das atividades do FMI não foram favoráveis, de sorte que aquela instituição praticamente não funcionou nos seus primeiros dez anos de existência, somente vaitornasse mais evidente a partir dos 50 anos, no quadro de uma crise inflacionária e de dificuldades das balanças de pagamentos em vários países subdesenvolvidos que recorreram aquela agencia em buscade financiamentos.
O FMI engloba os seguintes objetivos essenciais:
Promover o crescimento e as relações de equilíbrio do comercio mundial, por meio, principalmente, de um regime de estabilidadecambial e apoio financeiro aos países dificuldades em seus balanços de pagamento;
Atuar como mecanismo coordenador, regulador e assessor das políticas monetárias e econômicas adotadas pelas diversas...
tracking img