Fmi - fundo monetario internacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (766 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
TRABALHO DE ECONOMIA

FUNDO MONETÁRIO INTERNACIONAL (FMI)

HORTOLÂNDIA
2012
1. INTRODUÇÃO
O Fundo Monetário Internacional (FMI) é uma organização internacional que pretende assegurar o bomfuncionamento do sistema financeiro mundial pelo monitoramento das taxas de câmbio e da balança de pagamentos, através de assistência técnica e financeira. Sua criação ocorreu pouco antes do final dasegunda guerra mundial, em julho de 1944, e sua sede é em Washington, DC, Estados Unidos. Atualmente conta com mais de 187 nações.

2. FMI
O Fundo Monetário Internacional (FMI) é uma organização de187 países, trabalhando para promover a cooperação monetária global, a estabilidade financeira segura, facilita o comércio internacional, promover o emprego de alta e crescimento econômico sustentável ereduzir a pobreza em todo o mundo.
O FMI tem desempenhado um papel na formação da economia global desde o fim da Segunda Guerra Mundial.
O Fundo Monetário Internacional (FMI) nasceu em 1944, numaconferência realizada em Bretton Woods, nos Estados Unidos. As três décadas anteriores a sua criação haviam sido chacoalhadas por duas guerras mundiais e por uma grande recessão nos anos 30, eventosque devastaram a economia européia e americana. O FMI surgiu para trazer mais estabilidade ao câmbio dos países capitalistas e para levantar fundos que auxiliassem as nações com dificuldadesfinanceiras. "Seu objetivo era reduzir a frequência e a gravidade de déficits na balança de pagamentos dos países", diz o economista Lawrence McQuillan, do Pacific Research Institute for Public Policy, em SãoFrancisco, nos Estados Unidos.
Esse déficit na balança de pagamentos ocorre quando a quantidade de dinheiro que sai de um país é maior que o volume que entra. Durante os anos 80, vários países nãoconseguiram pagar suas dívidas externas e foram obrigados a realizar fortes programas de ajuste para receber empréstimos do FMI. "Como esses ajustes em geral significam uma recessão mais ou menos longa,...
tracking img