Portugues

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 36 (8913 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ATIVIDADE CORRESPONDENTE ÀS AULAS DOS DIAS
04 E 05 DE OUTUBRO



ORIENTAÇÕES:

1. O artigo de pesquisa que segue é mais uma referência deste gênero.

2. A leitura deste material corresponderá a duas atividades: 1. Estudo dirigido; 2. Análise de gêneros variados à luz da leitura discursiva.

3. Tais atividades serão feitas individualmente e entregues no dia 19 de outubro,correspondendo metade dos pontos da terceira nota.

4. Leia o texto, buscando direcionar o olhar para o objetivo da autora, o contexto da pesquisa, principais conceitos abordados, discussão apresentada, fundamentação teórica e conclusões a que chega a autora. Tais informações serão aplicadas nas questões do estudo dirigido. Qualquer dúvida/questionamento, encaminhe email, contextualizando asindagações, ou focalizando trechos obscuros, para que eu possa respondê-la ou esclarecê-los, em até 48h.



ATIVIDADE 1.

ESTUDO DIRIGIDO

1. Qual o objetivo do artigo, apresentado pela autora?

2. Qual a concepção de leitura utilizada pela autora? Como ela pode ser conceituada e descrita?

3. A partir das considerações teóricas apresentadas, como conceituar interpretação ecompreensão?

4. Explicite o seguinte excerto: “a AD, ao construir um dispositivo de leitura, o faz não tanto jogando com interpretações, mas, sobretudo, com a compreensão. Com isso não dispõe de modelos prontos; ao contrário, as questões postas é que irão mobilizar este(s) ou aquele(s) conceitos teóricos, com o objetivo de compreender como se produzem os sentidos nos textos e como aderimos a essessentidos que vão estar determinados pela historicidade, pela materialidade que é dada pela relação com a história.”

5. Na visão da autora, quais são os aspectos relevantes da leitura discursiva? Explicite-os.

6. O que é forma-sujeito?

7. Por que a autora afirma que “o dizer é incompleto”?

8. O que significa “relações de força” no processo discursivo da leitura?

9. Combase na pesquisa apresentada, no item 4, comente sobre o processo de legibilidade.

10. Relacione o leitor com os tipos de leitura apresentados pela autora.



ATIVIDADE 2.

Analise a constituição dos sentidos dos gêneros textuais abaixo, tomando como referência a perspectiva da leitura discursiva, principalmente relacionando a formação discursivo-ideológica, o já-dito (intertexto einterdiscurso) e o contexto histórico.

TEXTO 1

Secretária de Estado dos Estados Unidos da Amérca Hillary Clinton abordou o tema do controverso filme anti-Islã "A inocência do Islã", que provocou tumultos e violência em todo o Oriente Médio, incluindo o assassinato do enviado dos EUA para a Líbia. Clinton fez esses comentários durante uma aparição conjunta em Washington, DC, com o chancelermarroquino Saad-Eddine Al-Othmani:

Eu quero tratar em poucas palavras a respeito dos últimos acontecimentos.
Estamos acompanhando de perto o que está acontecendo no Iêmen e no mundo todo, e nós certamente esperamos que medidas sejam tomadas para evitar a violência e prevenir o avanço de protestos com seu uso.
Eu também quero abrir espaço para tratar sobre o vídeo que estácirculando na internet que levou a tais protestos em alguns países. Deixe-me deixar bem claro – e obviamente espero – que o governo dos Estados Unidos tem absolutamente nenhuma relação com este vídeo. Nós rejeitamos absolutamente seu conteúdo e mensagem. O compromisso dos Estados Unidos retorna aos primórdios de nossa nação. E como sabem, somos lar de pessoas de todas as religiões, incluindo, comcerteza, milhões de Mulçumanos. E temos o maior respeito por povos de fé.
Para nós, para mim pessoalmente, esse vídeo é nojento e repugnante. Ele parece ter profundamente um cínico objetivo: denegrir uma grande religião e provocar ódio. Mas como eu disse ontem, não há justificativa, de nenhuma natureza, pela resposta desse vídeo com o uso da violência. Condenamos a violência que resultou em...
tracking img