Fmea

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1577 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
RESUMO

O presente trabalho abordará a análise FMEA (Failure Mode and Effect Analysis), que é uma metodologia que tem por objetivo minimizar riscos, e implantar ações para aumentar a confiabilidade no projeto do produto ou do processo. A metodologia FMEA busca evitar, por meio da análise de causa, efeito e risco, possíveis falhas, e detectando estas criar propostas de ações de melhoria. Oobjetivo ao se aplicar à análise FMEA, é detectar falhas antes que se produza uma peça, ou produto. Pode-se dizer que, com sua utilização, se está diminuindo às chances do produto ou processo falhar buscando aumentar sua confiabilidade. A metodologia FMEA tem muitas vantagens, como: melhoria contínua, diminuição de custos por meio da prevenção de ocorrência de falhas, também o benefício de incorporardentro da organização a atitude de prevenção de falhas, a atitude de cooperação e trabalho em equipe e a preocupação com a satisfação dos clientes. Ver-se-á nas próximas páginas mais detalhes sobre tal metodologia, como: critérios na aplicação, tipos de FMEA, entre outros.

































INTRODUÇÃO


Esta pesquisa se trata da metodologia FMEA,onde explicar-se-á tal metodologia, que resumidamente é uma análise que visa avaliar e minimizar riscos por meio da análise das possíveis falhas.
Para toda empresa, é de grande vantagem utilizar a metodologia FMEA, pois, esta análise de possíveis falhas promove a melhoria contínua e a diminuição dos custos por meio da prevenção de ocorrência de falhas.
O presente trabalho tem por objetivoexplicar a metodologia de análise de falhas FMEA, abordando como esta funciona, seus tipos de função, e suas vantagens.
Para cumprir os objetivos propostos, a pesquisa está subdividida em tópicos, para melhor compreensão e organização, sendo estes: Conceito de FMEA, Função da análise FMEA, importância da aplicação da ferramenta FMEA e, formulários FMEA.


















1.CONCEITO FMEA

A metodologia de Análise do Tipo e Efeito de Falha, conhecida como FMEA (do inglês Failure Mode and Effect Analysis), é uma ferramenta que busca, em princípio, evitar, por meio da análise das falhas potenciais e propostas de ações de melhoria, que ocorram falhas no projeto do produto ou do processo. Este é o objetivo básico desta técnica, ou seja, detectar falhas antes que seproduza uma peça e/ou produto. Pode-se dizer que, com sua utilização, se está diminuindo às chances do produto ou processo falhar, ou seja, estamos buscando aumentar sua confiabilidade.
Esta dimensão da qualidade, a confiabilidade, tem se tornado cada vez mais importante para os consumidores, pois, a falha de um produto, mesmo que prontamente reparada pelo serviço de assistência técnica etotalmente coberta por termos de garantia, causa, no mínimo, uma insatisfação ao consumidor ao privá-lo do uso do produto por determinado tempo. Além disso, cada vez mais são lançados produtos em que determinados tipos de falhas podem ter conseqüências drásticas para o consumidor, tais como aviões e equipamentos hospitalares nos quais o mau funcionamento pode significar até mesmo um risco de vida aousuário.
A norma QS 9000 especifica o FMEA como um dos documentos necessários para um fornecedor submeter uma peça/produto à aprovação da montadora. Este é um dos principais motivos pela divulgação desta técnica. Deve-se no entanto implantar o FMEA em um empresa, visando-se os seus resultados (vide importância) e não simplesmente para atender a uma exigência da montadora.



2. FUNÇÃO DAANÁLISE FMEA

É uma ferramenta que busca, em princípio, evitar, por meio da análise das falhas potenciais e propostas de ações de melhoria, que ocorram falhas no projeto do produto ou do processo. Este é o objetivo básico desta técnica, ou seja, detectar falhas antes que se produza uma peça e/ou produto. Pode-se dizer que, com sua utilização, se está diminuindo às chances do produto ou...
tracking img