Fmea

Páginas: 18 (4406 palavras) Publicado: 18 de abril de 2012
FMEA Failure Mode and Effects Analysis FMECA Failure Mode, Effects, and Criticality Analysis

Histórico da FMEA
Desenvolvida em 1949 pelas Forças Armadas Americanas ( Military Procedures MIL-P-1629 ). Procedures for Perfoming a Failure Mode, Effect and Cricallity Analysis • Avaliar Confiabilidade e Efeito da Falha de Equipamentos. • Falhas classificadas de acordo com o seu impacto: segurançade pessoal e equipamentos. Utilizada em 1950 no projeto e desenvolvimento de sistemas de controle de vôo.

Histórico da FMEA
1988 – ISO lançou a série ISO-9000 Sistema de Gerenciamento da Qualidade Focando: necessidades, vontades e expectativas dos clientes QS-9000 – Empresas automobilísticas Crysler Corporation, Ford Motor Company e a GM Corp. Padronizar sistema de qualidade dos fornecedoresAIAG (Automotive Industry Action Group) ASQC (American Society for Quality Control) Estabeleceram os padrões da FMEA em 1993 RCM (Reliability Centered Maintenance) – década de 1970 Utilização da FMEA na área de manutenção

O que é FMEA / FMECA
Método que analisa sistematicamente todos os possíveis modos potenciais de falha de um sistema, assim como, identifica o efeito resultante de taisfalhas sobre o sistema. FMEA é uma técnica qualitativa FMECA, é idêntica a FMEA, só que considera a criticidade dos modos de falha e de seu efeito. Nos ajuda a estabelecer as ações a serem tomadas para eliminar ou reduzir o efeito da falha dos sistemas/equipamentos sobre os Clientes.

Objetivo da FMEA
Bem conduzida, irá possibilitar:

• Identificar os modos de falha (potenciais e conhecidos).
•Identificar as causas e efeitos de cada modo de falha. • Dar prioridade aos modos de falha que apresentam o maior risco para as instalações e para os clientes. • Identificar e implementar as ações corretivas.

FMEA - FMECA
Descrição da técnica de análise de modos de falha e seus efeitos, seus resultados e aplicações. Definição dos termos utilizados na FMEA Exemplo de relatório de FMEA Exemplosde aplicação Hierarquização de um sistema simples Trabalho em grupo

Descrição da Técnica Resultados e Aplicações

Esta é uma das técnicas mais utilizadas nos estudos de engenharia de confiabilidade.
1. 2. 3. 4.

Projetos desde o conceitual até o de detalhamento. Operação Planejamento de Manutenção Sistemas de Apoio Logístico (Sistemas Industriais). etc.

Descrição da TécnicaResultados e Aplicações

A análise se propõe a identificar os modos de falha em itens/componentes de interesse do sistema e avaliar seus efeitos. É evidente que este problema é pertinente à área de manutenção. Logo a relação desta metodologia com a área de manutenção é direta e natural.

Descrição da Técnica Resultados e Aplicações

Esta metodologia foi desenvolvida para aprimorar projetos em termosde confiabilidade e manutenabilidade. Não foi imediatamente usada na área de manutenção. Apesar de ser explicitamente indicada na MIL- STD-1629.

Descrição da Técnica Resultados e Aplicações A aplicação na área de manutenção, levou um razoável tempo de maturação. Isto foi resolvido e organizado através da Manutenção Centrada em Confiabilidade alguns anos após o uso ostensivo desta metodologiaem projetos. É uma ferramenta, que é utilizada também, quando da implementação de programas de TPM.

Descrição da Técnica Resultados e Aplicações

FMEA - Failure Mode and Effects Analysis A variante FMECA, que significa Failure Mode, Effects and Criticality Analysis. Incorpora uma classificação de freqüência de ocorrência de modos de falha e uma classificação da severidade das conseqüências.A partir do que pode-se obter uma avaliação de quão crítico é determinado modo de falha.

Descrição da Técnica Resultados e Aplicações As classificações de freqüência e severidade são obtidas através de modelos ou cálculos. Criticidade em termos absolutos particular-mente a unidade [MOEDA/TEMPO]. Por exemplo, podemos obter a criticidade de determinado modo de falha, como sendo US$ 10,000.00 /...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Fmea
  • Fmea
  • Fmea
  • fmea
  • Fmea
  • FMEA
  • FMEA
  • Fmea

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!