Planejamento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1458 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO UNIVERSITÁRIO DO PARÁ
ÁREA DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
CURSO DE BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO
AD5MA

Ednilson Sousa
Narcisio Ribeiro
Victor Cassiano
Ygor Yann

ATIVIDADE DE PESQUISA

Belém
2012
Ednilson Sousa
Narcisio Ribeiro
Victor Cassiano
Ygor Yann

ATIVIDADE DE PESQUISA

Trabalho acadêmico em formato de Pesquisa apresentado para obtenção de nota parcial relativaao 1º bimestre da disciplina de Planejamento Estrategico do 5º período do Curso de Bacharelado em Administração no Centro Universitário do Pará - CESUPA.
Professor: Francisco Silva, Msc.
Trabalho acadêmico em formato de Pesquisa apresentado para obtenção de nota parcial relativa ao 1º bimestre da disciplina de Planejamento Estrategico do 5º período do Curso de Bacharelado em Administração noCentro Universitário do Pará - CESUPA.
Professor: Francisco Silva, Msc.

Belém
2012
1ª Questão: Construa cinco argumentos que você apresentaria ao gestor de uma organização para que ela passe a utilizar o processo de planejamento como prioridade em sua organização.

Resposta:
Alguns fatores que demandam a necessidade do uso do planejamento por parte dos gestores nas organizações são:
1. Ascontinuas mudanças no ambiente externo e a competitividade no mercado estarem em altas atualmente e que segundo Chiavenato (2003) “As organizações bem sucedidas buscam uma adequação apropriada entre as condições do ambiente externo e sua estratégia”.
2. As organizações não podem surgir e principalmente atuarem de maneira desestruturada. As estruturas organizacionais devem ter suas lógicas deexistência objetivadas e o seu funcionamento integrado de forma generalizada, segundo Chiavenato (2003) “A estratégia define a estrutura organizacional e os processos internos no sentido de alcançar feitos altamente positivos sobre o desempenho organizacional”.
3. O planejamento é um instrumento administrativo que quando usado de forma estruturada e condizente com a realidade de uma organização, podetrazer resultado muito positivos. Há experiências de alguns gestores que afirmam a existência de sucesso com a ausência de um planejamento formalizado. No entanto, Este fato pode ocasionar falhas e grandes perdas. Nesse caso segundo Oliveira (2007) “O executivo deve identificar e proporcionar um tratamento aberto e franco para com o problema, procurando revitalizar o planejamento estratégico naempresa, por outro lado o executivo não deve consolidar uma situação em que o próprio sucesso da empresa incentive uma rejeição ao planejamento estratégico”.
4. Diante de um cenário marcado pela intensificação do processo de globalização, e aprimoramento dos sistemas de informação (SI) é imprescindível saber de onde sair até onde se chegar. Portanto segundo Oliveira (2007), “O planejamento é umprocesso administrativo para se estabelecer a melhor direção a ser seguida pela empresa, visando ao otimizado grau de fatores externos – não controláveis – e atuando de forma inovadora e diferenciada”. Logo conjuntamente com planejamento vem a necessidade de se tomar decisões, contudo, não se pode fazê-lo sem nenhum tipo de informação, que de acordo com Zeman (1970) “a informação é a colocação dealguns elementos ou partes, materiais ou não, em alguma forma, em algum sistema classificado, ou seja, informação é a classificação de alguma coisa: símbolos e suas ligações em uma relação – seja organização de órgãos e funções de seres vivos, de um sistema social qualquer, de uma comunidade qualquer”. Para esse autor, “A expressão da informação de um sistema tem por base, como se sabe, a fórmulamatemática da entropia negativa”, Adquirindo um sentido positivo para organização.
5. Conhecer o espaço em que se está inserido é fundamental para que se possa dominá-lo, bem como também a atuação em conjunto. Logo como exemplo representativo e singular tem-se, as tropas de guerras antigas como os espartanos que planejavam táticas de batalha pra vencer seus inimigos, através de uma exemplar...
tracking img