Fluxo de caixa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2103 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO

Capitulo 1 - INTRODUÇÃO ......................................................................... 6
1.1 – Generalidades sobre o tema .............................................................. 6
1.2 – Um Resumo Histórico ........................................................................... 7
1.3 – Definição do Problema.......................................................................... 10
1.4 – Objetivo ................................................................................................ 11
1.5 – Hipótese ............................................................................................... 11
1.6 – Justificativa ........................................................................................... 12

1 – INTRODUÇÃO

Com apassagem para o século XXI, as empresas brasileiras, independentemente do tamanho ou estrutura, estão enfrentando desafios jamais vistos, tais como a globalização da economia e ambientes externos e internos cada vez mais dinâmicos. Todas essas mudanças contribuem para aumentar o risco e a incerteza, tornando o gerenciamento das empresas uma atividade bastante complexa e desafiante, por isso elasprecisam desenvolver ferramentas gerenciais que possibilitem agilizar e aperfeiçoar o processo decisório.

1.1 – GENERALIDADES SOBRE O TEMA

Essas mudanças provocam surgimento de novos conceitos e técnicas para administração das organizações, em função da necessidade de adaptação das novas realidades. Esta tendência é decorrente da necessidade de atender a um mercado cada vez mais movidopela concorrência e ao mesmo tempo, a tentativa de satisfazer consumidores com constante mudança no conceito de necessidade e desejos.
Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), existem no Brasil cerca de 3,5 milhões de empresas, das quais 98% são de micro e pequeno porte. Com base nos dados disponíveis na RAIS/MTe (Relação Anual de Informações Sociais do Ministériodo trabalho e emprego), é possível afirmar que as atividades típicas de micro e pequenas empresas mantêm cerca de 35 milhões de pessoas ocupadas em todo o país, o equivalente a 59% das pessoas ocupadas no Brasil, incluindo neste cálculo empregados nas micro e pequenas empresas, empresários de micro e pequenas empresas e os "conta própria" (indivíduo que possui seu próprio negócio, mas não temempregados).
A globalização, processo econômico e social que estabelece a integração entre os países e as pessoas do mundo, através de transações financeiras, comerciais e tecnológicas por exemplo, determinou o caminho da terceirização e as grandes empresas trabalham com entregas instantâneas, estoques reduzidos e parcerias, fazendo que a micro e pequena empresa tornem-se instrumento vital para obom funcionamento desse sistema, pela estrutura simplificada, acesso as informações e flexibilidade para a mesma.
Porém, as micro e pequenas empresas possuem dificuldades para sua manutenção no mercado. Em estudo realizado pelo SEBRAE-SP – Serviço de Apoio às Micro e Pequenas empresas de São Paulo e Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE), um levantamento de campo, cujos resultadosilustram a elevada taxa de mortalidade das empresas instaladas no Estado de São Paulo, nos seus três primeiros anos de vida, que entre outros motivos, são apontados como principais a falta de capital de giro e inabilidade na gestão do fluxo de caixa .
Portanto a gestão do fluxo de caixa nas micro e pequenas empresas é um procedimento relevante, para sua sobrevivência e deve considerar oestudo e planejamento que envolve sua elaboração, integrando todas as atividades da organização e servindo de instrumento para a tomada de decisão por parte de seus administradores, evitando que a mesma encerre suas atividades pela ausência de um estudo empresarial e administrativo.

1.2 – UM RESUMO HISTÓRICO

Em termos evolutivos, a primeira medida legal no Brasil estabelecendo tratamento...
tracking img