Fluxo de caixa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3696 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Guia

Empreendedor

FLUXO DE CAIXA/ CUSTOS NA PEQUENA INDÚSTRIA

do

INFORMAÇÕES FUNDAMENTAIS
Neste fascículo, você vai aprender a planejar e controlar as entradas e saídas do caixa de sua empresa num determinado período de tempo. Trata-se do conhecido fluxo de caixa, um relatório indispensável para o dia-a-dia de sua empresa, com um efeito tranqüilizante para quem sabe usar. Afinal,nada tão importante quanto estar em dia com nossas possibilidades financeiras. Outro assunto de destaque faz parte deste encarte: custos na pequena indústria. Saiba o que são custos diretos e indiretos, entenda o conceito de despesas de comercialização, como calcular o valor de aquisição das matérias-primas e tudo que vai lhe permitir a composição detalhada dos custos de seus produtos. No próximofascículo trataremos dos custos no comércio.

Sebrae - Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas Presidente do Conselho Deliberativo Nacional Armando Monteiro Neto Diretor-Presidente Silvano Gianni Diretor de Administração e Finanças Paulo Tarciso Okamotto Diretor Técnico Luiz Carlos Barboza Gerente de Marketing e Comunicação Ijalmar Nogueira Gerente de Orientação Empresarial JoséOctávio Knaack Jr. Realização Sebrae em São Paulo Desenvolvimento Antônio Carlos de Matos Autor José Carlos Cavalcante Ilustrador Francisco Ferreira

FLUXO DE CAIXA

É muito freqüente, no ambiente do SEBRAE, o empresário chegar com muitas dúvidas sobre as finanças da empresa. E finanças, como sabemos, é fundamental para a sustentação de um negócio, tanto para a sua sobrevivência como para suaevolução, competitividade e perenidade. Geralmente as dúvidas mais comuns são sobre COMO FAZER para uma gestão financeira tornar-se eficiente e servir de instrumento básico nas tomadas de decisões no dia-a-dia do empresário. Uma ferramenta que facilita esse trabalho é conhecida como Fluxo de Caixa. Trata-se de um controle que auxilia na visualização e compreensão das movimentações financeiras numperíodo preestabelecido. Sua grande utilidade é permitir a visualização de sobras ou faltas de caixa antes mesmo que ocorram, possibilitando ao empresário planejar melhor suas ações. Na vrdade, toda ação realizada por uma empresa resume-se a entrada ou saída de dinheiro! É nesse jogo de entra-e-sai que o Fluxo de Caixa mostra sua importância, pois nos ajuda a perceber bem antes quando vai faltarou sobrar recurso. Os momentos de escassez de crédito, altas taxas de juros, queda do faturamento, entre outros, exigem do empresário uma gestão financeira cada vez mais eficiente. Sendo assim torna-se necessário utilizar controles financeiros que permitam conhecer com mais eficiência os recursos de caixa.

3

Então o que vem a ser Fluxo de Caixa?
É um instrumento de controle que tem porobjetivo auxiliar o empresário a tomar decisões sobre a situação financeira da empresa. Consiste em um relatório gerencial que informa toda a movimentação de dinheiro (entradas e saídas), sempre considerando um período determinado, que pode ser uma semana, um mês etc.

4

Para que serve o relatório de Fluxo de Caixa?
• Planejar e controlar as entradas e saídas de caixa num período de tempodeterminado. • Auxiliar o empresário a tomar decisões antecipadas sobre a falta ou sobra de dinheiro na empresa. • Verificar se a empresa está trabalhando com aperto ou folga financeira no período avaliado. • Verificar se os recursos financeiros são suficientes para tocar o negócio em determinado período ou se há necessidade de obtenção de capital de giro. • Planejar melhores políticas de prazos depagamentos e recebimentos. • Avaliar a capacidade de pagamentos antes de assumir compromissos • Conhecer previamente (planejamento estratégico) os grandes números do negócio e sua real importância no período considerado. • Avaliar se o recebimento das vendas é suficiente para cobrir os gastos assumidos e previstos no período considerado. • Avaliar o melhor momento para efetuar as reposições de...
tracking img