Fisioterapia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (884 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Vitaminas lipossolúveis
São vitaminas encontradas nos óleos e gorduras dos alimentos. São absorvidas com a ajuda da bile e armazenadas no fígado e no tecido adiposo.
Vitamina A
A vitamina A é umpigmento relacionado com a visão e tem função antioxidante. Participa da defesa imunológica, cornificação da pele e mucosas, constituição da pele, ossos, cabelo e unhas, promove o processo dediferenciação celular e participa do desenvolvimento embrionário.
É encontrada em maior quantidade em alimentos de origem animal, principalmente no fígado e no óleo de peixe. Vegetais possuem beta carotenoque é precursor da vitamina A e é encontrado principalmente nos vegetais alaranjados como a cenoura, abóbora, manga, batata doce, etc. e também verde-escuro como o espinafre.
Muitas pessoas em todo omundo, principalmente crianças, possuem carência de vitamina A, e pode levar à morte. A falta desta vitamina causa xeroftalmia, também chamada de cegueira noturna.
A vitamina A em excesso é tóxicapara o organismo. Pode causar ressecamento e descamação da pele, dores abdominais e nas articulações, crescimento interrompido, danos hepáticos, dores nos ossos, aumento do fígado e do baço, dores decabeça e malformação de fetos. Alguns medicamentos para combater a acne são á base de ácido retinóico.
Vitamina D
A vitamina D é produzida pelo próprio organismo, com o auxilio da luz solar e interagecom hormônios que regulam a quantidade de cálcio no organismo. Ela trabalha como um hormônio e também estimula a maturação das células. É produzida a partir do colesterol, porém pode ser encontrada emalimentos como fígado, gema de ovos e óleos de peixe. Quando uma pessoa se expõe ao sol, os raios ultravioletas são absorvidos e atuam com o colesterol, transformando-o num precursor da vitamina D.Horas depois o fígado e os rins convertem esse precursor em vitamina D.
Os ossos são os principais afetados pela deficiência de vitamina D, causando raquitismo, tanto em crianças como em adultos.
A...
tracking img