Fisiopatologias do sangue

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (797 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O sangue é um tecido fundamental à manutenção de todos os demais tecidos e órgãos do organismo humano. O equilíbrio entre o ritmo de produção e de destruição das células do sangue, assim como amanutenção da composição do plasma, são vitais aos processos de oxigenação e nutrição dos tecidos e aos processos de defesa do organismo. Algumas doenças afetam a produção ou a função dos glóbulosvermelhos, glóbulos brancos e plaquetas. Outras resultam em modificações do plasma sangüíneo.

Anemia:
As anemias são doenças caracterizadas pela baixa concentração de hemoglobina no sangue. Podem sercausadas por hemorragias intensas, pela destruição acelerada das hemácias, pela produção insuficiente de glóbulos vermelhos na medula óssea ou pela produção de glóbulos vermelhos com pouca hemoglobina.Este último exemplo é a causa mais freqüente de anemia, principalmente na infância, ocasionada pela insuficiência de ferro na alimentação, uma vez que o ferro é um componente importante na formação dahemoglobina.

Anemia falciforme:
Doenças hereditárias que afetam a molécula de hemoglobina também podem causar anemia, como por exemplo, a anemia falciforme. A anemia falciforme foi descrita pelaprimeira vez em 1910 por um pesquisador que observou que as hemácias dos afetados tinham a forma de foice. Essa anomalia na estrutura da hemoglobina acarreta conseqüências drásticas.O formatobicôncavo gerado pela disposição organizada das moléculas de hemoglobina no seu interior é modificado, dando à hemácia a referida forma de foice.

Anemias hemolíticas:
Devem-se a uma relevante redução doperíodo de vida dos glóbulos vermelhos. Estas anemias, na maioria das vezes, são hereditárias: um defeito genético modifica o metabolismo e a estrutura das hemácias.

Esfregaço de sangue periféricode paciente com anemia hemolítica autoimune, reticulocitose (macrócitos com policromasia) e microesferócitos.

Hemofilia:
É uma doença hereditária, transmitida da mãe para o filho. Manifesta-se...
tracking img