Fisiologia renal

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1719 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Anatomia Renal
Introdução
Os rins são duas glândulas de cor vermelha escura, colocadas simetricamente nos lados da coluna vertebral, na região lombar. Tendo no ser humano, aproximadamente 11 cm de comprimento, 5 cm de largura e 3 cm de espessura. É o principal órgão do sistema excretor e osmoregulador dos vertebrados. Os rins filtram produtos do metabolismo de aminoácidos (especialmente uréia)do sangue, e os excretam, com água, na urina; a urina sai dos rins através dos ureteres, para a bexiga.
Em humanos, os rins estão localizados na região posterior do abdomen, atrás do peritoneo, motivo pelo qual são chamados de órgãos retroperitoneais. Existe um rim em cada lado da coluna; o direito encontra-se logo abaixo do fígado e o esquerdo abaixo do baço. Em cima de cada rim encontramos aglândula supra-renal.
Os rins estão, aproximadamente no mesmo nível que as vértebras T12 a L3, sendo que o rim direito localiza-se um pouco mais inferiormente que o esquerdo. O pólo superior de cada rim está encostado na décima primeira e décima segunda costelas e ambos encontram-se envoltos por um coxim de gordura, com finalidade de proteção mecânica.
No adulto o rim tem cerca de 11 a 13 cm decomprimento, 5 a 7,5 cm de largura, 2,5 a 3 cm de espessura, com aproximadamente 125 a 170 gramas no homem e 115 a 155 gramas na mulher. Cada rim possui a forma de um grão de feijão com duas faces (anterior e posterior), duas bordas (medial e lateral) e dois pólos ou extremidades (superior e inferior). Na borda medial encontra-se o hilo, por onde passam o ureter, artéria e veia renal, linfáticos enervos.
Os rins estão envolvidos em toda sua superfície por um tecido fibroso fino chamado cápsula renal. Ao redor do rim existe um acúmulo de tecido adiposo chamado gordura perirrenal, que por sua vez está envolvida por uma condensação de tecido conjuntivo, representando a fáscia de Gerota ou fáscia renal.
Ao corte frontal, que divide o rim em duas partes, é possível reconhecer o córtex renal,uma camada mais externa e pálida, e a medula renal, uma camada mais interna e escura. O córtex emite projeções para a medula denominadas colunas renais, que separam porções cônicas da medula chamadas pirâmides. Cada rim é formado por cerca de 1 milhão de pequenas estruturas chamadas néfron.
Estruturas Renais
Hilo Renal
Localiza-se na borda interna de cada rim. É o local por onde entram a artériae os nervos renais e por onde saem a veia renal e os ureteres. O hilo abre-se numa cavidade denominada seio renal que contém gordura e tecido conjuntivo.
Pelve Renal
Ou bacinete é a porção proximal do ureter no rim que é dilatada em forma de funil. É o ponto de convergência de dois ou três cálices principais. Cada papila renal é cercada por um ramo da pelve renal chamada cálice. A principalfunção da pelve renal é atuar como um funil para a urina fluir para o ureter.
Cápsula de Bowman
Também chamada cápsula glomerular, é a extremidade dilatada em forma de taça de um néfron. Essa cápsula envolve uma rede de vasos capilares chamada glomérulo. é formada por dois folhetos, um visceral ou interno, que está colado às alças capilares, e outro parietal ou externo.
Néfron
O néfron é a unidadefuncional do rim e representa a menor unidade do rim, cada néfron é capaz de filtrar e formar a urina independentemente dos demais. A função renal pode, portanto, ser compreendida estudando-se a função de um único néfron. Existem aproximadamente 1.200.000 néfrons em cada rim, que funcionam alternadamente, conforme as necessidades do organismo a cada momento. O néfron é constituído basicamente porum glomérulo e um longo túbulo que desemboca nos tubos coletores de urina.
Glomérulo
O glomérulo é uma rede ou um novelo de capilares recobertos por células epiteliais. Um glomérulo pode ter até 50 capilares. O sangue penetra no glomérulo pela arteríola aferente e sái através da arteríola eferente. O glomérulo tem a função de filtrar o sangue enquanto o sistema de túbulos coletores absorve...
tracking img