A arte

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1348 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
C.E. Erich Walter Heine – Artes – 1ª Ano – Ensino Médio Integrado – Profª: Michélle Santoro

A ARTE NA PRÉ-HISTÓRIA

A pré-história é um dos períodos mais fascinantes da história humana. Como esse período é anterior ao surgimento da escrita, não temos nenhum documento ou relato escrito desse período: tudo o que sabemos de nossos ancestrais é o resultado de pesquisas de antropólogos ehistoriadores. Eles reconstruíram a cultura pré-histórica com base em objetos encontrados em várias regiões do mundo e nas pinturas e gravações do interior de muitas cavernas na Europa, no norte da África, na Ásia e no continente americano. Hoje sabemos que todos os povos da pré-história utilizavam dança, a pintura, a escultura e a arquitetura como forma de manifestação artística. Tudo que foi produzidopelo homem pré-histórico, representado por objetos portadores de utilidades domésticas ou religiosas: ferramentas, armas ou até mesmo figuras que continham uma simbologia específica é considerado arte. Essa arte existe como um documento indiscutível de sensibilidade criadora, da habilidade e da inteligência dos homens que viveram há mais de 40 mil anos. Devido à sua longa duração, os historiadoresa dividiram em três períodos: período paleolítico ou “idade da pedra lascada” (do surgimento do ser humano até 12 mil anos atrás), período neolítico ou “idade da pedra polida” (de 12 mil anos atrás até 6 mil anos atrás) e idade dos metais (de 6 mil anos atrás até o desenvolvimento da escrita).
As manifestações artísticas mais antigas foram encontradas na Europa, em especial na Espanha, sulda França e sul da Itália e datam de aproximadamente de 25000 a.C., portanto no período paleolítico. Na França encontramos o maior número de obras pré-históricas e até hoje em bom estado de conservação, como as cavernas de Altamira, Lascaux e Castilho.


Período Paleolítico:
Esse período também foi chamado de Idade da Pedra Lascada porque as armas e os instrumentos de pedra produzidos pelosgrupos eram “lascados” para adquirir bordas cortantes. As primeiras expressões da arte eram muito simples, pois consistiam em traços feitos nas paredes das cavernas, ou nas “mãos em negativo”. Somente muito tempo depois de dominar a técnica das mãos em negativo é que o ser humano começou a desenhar e a pintar animais. A principal característica dos desenhos da Idade da Pedra Lascada é onaturalismo. O artista pintava os seres, um animal, por exemplo, do modo como o via de uma determinada perspectiva, reproduzindo a natureza tal qual sua vista captava. Ao olharmos para essas pinturas, chamadas rupestres (do latim rupes, rocha), é inevitável nos perguntarmos sobre as razões que levaram o ser humano pré-histórico a fazê-las, muitas vezes em lugares de difícil acesso.Atualmente, a explicaçãomais aceita é que essa arte era realizada por caçadores, e que fazia parte do processo de magia por meio do qual procurava-se interferir na captura de animais, ou seja, o pintor-caçador desse período acreditava ter poder sobre o animal desde que possuísse a sua imagem. Também nesse período surgiram os primeiros tipos de tintas. Toda tinta precisa de três elementos básicos: um pigmento (o que dá cora tinta), um aglutinante (o que junta o pigmento virando um tipo de pasta) e um solvente (o que dilui a junção do pigmento com aglutinante, deixando essa junção mais líquida). As tintas eram feitas de elementos naturais: como aglutinante utilizavam a gordura de animais, como pigmento utilizavam o sangue de animais, o carvão, a argila, a terra e extratos de plantas e vegetais e o água comosolvente. Os pinceis foram os dedos e depois feitos com penas e pêlos de animais. O homem deste período era nômade. Os artistas desse período realizaram também trabalhos em escultura. Mas, tanto na pintura quanto na escultura, nota-se a ausência de figuras masculinas. Predominam figuras femininas, com a cabeça surgindo como prolongamento do pescoço, seios volumosos, ventre saltado e grandes nádegas....
tracking img