Fisiologia renal

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3921 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
AEMS
ASSOCIAÇÃO DE ENSINO E CULTURA DE MATO GROSSO DO SUL
FACULDADES INTEGRADAS DE TRÊS LAGOAS
BIOMEDICINA

FÁBIO HENRIQUE KLESZCZ ADOLFO DE FREITAS

FISIOLOGIA RENAL

TRÊS LAGOAS
2012
AEMS
ASSOCIAÇÃO DE ENSINO E CULTURA DE MATO GROSSO DO SUL
FACULDADES INTEGRADAS DE TRÊS LAGOAS
BIOMEDICINA

FÁBIO HENRIQUE KLESZCZ ADOLFO DE FREITAS

FISIOLOGIA RENAL

Trabalho acadêmicoapresentado à disciplina de Fluídos Biológicos I ministrada pela professora Bruna Otavia Corte do 7º período, do Curso de Biomedicina.
Trabalho acadêmico apresentado à disciplina de Fluídos Biológicos I ministrada pela professora Bruna Otavia Corte do 7º período, do Curso de Biomedicina.

TRÊS LAGOAS
2012
FISIOLOGIA RENAL

A circulação extracorpórea é um agente capaz de produzir alterações nasfunções do sistema renal e no equilíbrio dos líquidos e dos eletrólitos do organismo. Os rins são fundamentais na regulação do meio interno, em que estão imersas as células de todos os órgãos. Os rins desempenham duas funções primordiais no organismo: 1. eliminação de produtos terminais do metabolismo orgânico, como uréia, creatinina e ácido úrico, dentre outros e, 2. controle das concentrações daágua e da maioria dos constituintes dos líquidos do organismo, tais como sódio, potássio, cloro, bicarbonato e fosfatos.
Os principais mecanismos através os quais os rins exercem as suas funções são a filtração glomerular, a reabsorção tubular e a secreção tubular de diversas substâncias. O sistema urinário, encarregado da produção, coleta e eliminação da urina está localizado no espaçoretroperitonial, de cada lado da coluna vertebral dorsolombar.
É constituído pelos rins direito e esquerdo, a pelve renal, que recebe os coletores de urina do parênquima renal, os ureteres, a bexiga e a uretra. Os rins são envolvidos por uma cápsula fibrosa que ao nível do hilo renal se deixa atravessar pela artéria renal, a veia renal e a pelve coletora que se continua com o ureter. O parênquima renalapresenta duas regiões bastante distintas: a região periférica, cortical ou córtex renal e a região central, medular ou medula renal.
A semelhança do alvéolo pulmonar na fisiologia respiratória, o rim é constituído de unidades funcionais completas, chamadas néfron. O néfron representa a menor unidade do rim; cada néfron é capaz de filtrar e formar a urina independentemente dos demais. A função renalpode, portanto, ser compreendida estudando-se a função de um único néfron. Existem aproximadamente 1.200.000 néfrons em cada rim, que funcionam alternadamente, conforme as necessidades do organismo a cada momento. O néfron é constituído basicamente por um glomérulo e um longo túbulo que desemboca nos tubos coletores de urina.
O glomérulo é uma rede ou um novelo de capilares recobertos por célulasepiteliais. Um glomérulo pode ter até 50 capilares. O sangue penetra no glomérulo pela arteríola aferente e sai através da arteríola eferente. A camada cortical do rim, a mais externa, é constituída principalmente por néfrons corticais, que tem os túbulos coletores menores que os néfrons localizados mais próximos da região medular, chamados néfron justa-medulares.
A camada medular é constituídaprincipalmente pelos longos túbulos coletores de urina, que se juntam em túbulos maiores até se constituírem na pelve renal. O glomérulo tem a função de filtrar o sangue enquanto o sistema de túbulos coletores absorve parte do líquido filtrado nos glomérulos. Os túbulos também podem secretar diversas substâncias, conforme as necessidades do organismo. Envolvendo cada glomérulo existe uma cápsula,chamada cápsula de Bowman que se continua com o túbulo proximal.
A pressão do sangue nos glomérulos produz a filtração de líquido para o interior da cápsula de Bowman, de onde escoa para o túbulo proximal. Do túbulo proximal o líquido penetra na alça de Henle, que tem uma porção com parede muito fina, chamada segmento fino da alça de Henle. Da alça de Henle, o líquido penetra no túbulo distal...
tracking img