Fisiologia renal

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 44 (10836 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
RESUMO

FISIOLOGIA RENAL propelem a urina para a bexiga, onde esta é armazenada até ser eliminada pela micção. - Árvore Sangüínea Renal: Artéria Renal - Artérias Segmentares - Artérias Interlobares - Artérias Arqueadas - Artérias Interlobulares - Arteríolas Aferentes Capilarização - Capilares Glomerulares Coalescência - Arteríolas Eferentes Capilarização - Capilares Peritubulares Coalescência -Veias Interlobulares - Veias Arqueadas - Veias Interlobares - Veias Segmentares Veia Renal - Néfron:

I. FISIOLOGIA RENAL:
1. Introdução à Fisiologia Renal: Funções dos Rins na Homeostasia: o Excreção de produtos indesejáveis do metabolismo, substâncias químicas estranhas, drogas e metabólitos hormonais (ex.: Uréia, creatinina, ácido úrico, bilirrubina); Regulação do equilíbrio de água eeletrólitos; Regulação da pressão arterial A longo prazo, pela excreção variável de sódio e água, e, a curto prazo, pela liberação de substâncias vasoativas, como a renina; Regulação da produção de eritrócitos Através da liberação de eritropoetina em situações de hipóxia; Regulação da produção de Vitamina D3 (calcitriol) O calcitriol é importante na absorção de cálcio pelo trato gastrointestinal e peladeposição de cálcio nos ossos; Gliconeogênese Sintetizam glicose a partir de aminoácidos e outros precursores, com capacidade equivalente à capacidade hepática.

o o

Filtração

o

Reabsorção e Secreção

o

o

Anatomia Fisiológica dos Rins:

Figura 1

O rim é um órgão abdominal retroperitoneal, que pesa cerca de 150g e é circundado por uma cápsula fibrosa resistente que protegeas delicadas estruturas internas. Através de seu hilo, recebe seu suprimento sangüíneo, seu suprimento nervoso, e sai um ureter, que carreia a urina formada no rim para a bexiga. Internamente, o rim é dividido em duas regiões: Córtex, região mais externa; Medula, região mais interna. A medula é repleta de pirâmides renais, que terminam nas papilas, que, por sua vez, se projetam para a pelve renal.A urina segue de cada papila para os cálices menores, daí para os cálices maiores, e, finalmente, a partir da pelve, chegam ao ureter. Elementos contráteis da parede da pelve e ureter

Figura 2

O néfron é a unidade funcional do rim, capaz de formar urina. Cada néfron contém uma rede de capilares que formam o glomérulo, envolvido pela Cápsula de Bowman. O líquido filtrado pelos glomérulos caina Cápsula de Bowman e daí segue pelo túbulo contornado proximal, alça de Henle (segmentos descendente e ascendente), túbulo contornado distal, túbulo conector, túbulo coletor, e, finalmente ducto coletor, que coalesce com outros ductos coletores e se esvazia nas papilas renais. No final do segmento espesso do ramo ascendente, encontra-se uma placa

Página 1

RESUMO na parede do túbulo,conhecida como mácula densa, em íntimo contato com a arteríola aferente. Néfron Cortical: Possui o glomérulo localizado na zona cortical externa, e possui uma alça de Henle curta, com pequena porção medular. Envolvido por extensa malha de capilares peritubulares. Néfron Justamedular: Possui o glomérulo localizado no córtex interno, bem próximo à medula renal, e longa alça de Henle, que mergulhaprofundamente na medula. As longas arteríolas eferentes ramificam-se nos vasa recta, que acompanham paralelamente a alça de Henle, retornam ao córtex, e esvaziam-se nas veias corticais.

FISIOLOGIA RENAL Secreção: Processo pelo qual moléculas não filtradas são eliminadas na urina, a partir dos capilares peritubulares.

Figura 4

Assim, a excreção de determinada substância depende dos trêsmecanismos apresentados, de maneira que diferentes substâncias possuem diferentes mecanismos de excreção. Pela observação da fig. 5, podemos definir quatro tipos de substâncias quanto a suas propriedades de excreção renal:
Figura 3

Processo de Formação da Urina: Excreção = Filtração – Reabsorção + Secreção Filtração: Processo pelo qual grande quantidade de líquido, praticamente sem proteínas, é...
tracking img