Fisica moderna

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3928 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Índice

1. INTRODUÇÃO 2
1.2 ELEMENTOS QUÍMICOS NATURAIS 3
1.3 OS ISÓTOPOS 4
2. RADIOATIVIDADE (Revisão Bibliográfica) 5
2.1 RADIAÇÃO ALFA OU PARTÍCULA ALFA 5
2.2 RADIAÇÃO BETA OU PARTÍCULA BETA 6
2.3 RADIAÇÃO GAMA 6
3. APLICAÇÕES NA CIÊNCIA E TECNOLOGIA 7
3.1 TRAÇADORES RADIOATIVOS 7
3.1.1 MEDICINA NUCLEAR 8
3.1.2 OS RADIOISÓTOPOS NA MEDICINA 9
3.1.3 A RADIOTERAPIA 10
3.1.3.1Radioterapia = tratamento com fontes de radiação. 10
3.2 APLICAÇÕES NA AGRICULTURA 11
3.3 APLICAÇÕES NA INDÚSTRIA 13
3.3.1 Gamagrafia Impressão de radiação gama em filme fotográfico. 13
4. IMPACTOS PRODUZIDOS NA SOCIEDADE 15
4.1 Tratamento de Rejeitos Radioativos 15
4.2 O Acidente em Goiânia 16
4.2.1 A Descontaminação em Goiânia 17
5. CONCLUSÃO 19
6. BIBLIOGRAFIA 19
ANEXO: 21




1.INTRODUÇÃO


Os blocos básicos de construção de matéria são átomos. Cada átomo consiste dum núcleo compacto, no qual reside praticamente toda a sua massa (exceto por uma pequena fração da mesma), rodeada por uma nuvem de partículas leves chamadas elétrons. O raio do átomo típico, referindo-se aqui ao raio até aos limites exteriores da sua nuvem de elétrons é cerca de 10 e-10 metros. Isto écerca de dez mil vezes maior do que o raio do seu núcleo (o qual tem por volta de 10 e-14 metros).
O núcleo do átomo típico consiste de um número de partículas pesadas e juntamente unidas (que são coletivamente chamadas núcleos. Os dois tipos de núcleo são: 
• Próton, que tem uma carga elétrica positiva, 
• Nêutron, que tem uma carga neutra.      
        Os elétrons, que nomodelo mais simples de um átomo podem ser visualizados como orbitando à volta do núcleo como planetas à volta do sol, têm cargas elétricas negativas; A carga negativa dum elétron é igual em magnitude, mas oposta no sinal, à dum próton. Um átomo completo, ou neutro, tem o mesmo número de elétrons de carga negativa como de próton de carga positiva, e, portanto tem uma carga total de zero, ou neutra;um átomo completo é, portanto chamado um átomo neutro.
        Uma característica importante do núcleo é que ele determina o tipo químico do elemento que representa, por causa do número de prótons que contém. O hidrogênio (símbolo químico, H) é o mais leve e o mais simples de todos os elementos químicos, e é também de longe o elemento mais abundante no universo. O núcleo de um átomo de hidrogênioconsiste apenas de um só próton e de apenas um só nêutron.
        Hélio (símbolo químico, He) é o próximo elemento mais leve, e o segundo mais abundante, constituindo mais que 25% da matéria no universo. Um núcleo normal de hélio contém dois prótons e dois nêutrons. Por ele ter dois prótons tem que ter dois elétrons orbitando na nuvem à volta do núcleo para estar eletricamente neutro.
        Osnúcleos mais pesados, como o do ferro ou do URÂNIO, contêm mais nêutrons que prótons, mas o número de elétrons tem que ser sempre igual ao número de prótons para o átomo estar eletricamente neutro.
A estrutura da matéria é um dos assuntos inacabados da ciência. Tudo começou na Grécia Antiga quando Demócrito e Leucipo, ambos filósofos, pensaram: se pegássemos algo e dividíssemosinfinitamente, a que chegaríamos? Então eles chegaram à conclusão de que a matéria deveria ser formada por partículas indivisíveis chamadas átomos (do grego: não-divisível). Deve-se salientar que Leucipo e Demócrito eram filósofos e não chegaram a estudar o átomo, simplesmente propuseram a existência do mesmo.
1.1 ESTRUTURA DO NÚCLEO

O núcleo do átomo é formado, basicamente, por partículas de cargapositiva, chamadas prótons, e de partículas de mesmo tamanho mas sem carga, denominadas nêutrons.
O número de prótons (ou número atômico) identifica um elemento químico, comandando seu comportamento em relação aos outros elementos.
O elemento natural mais simples, o hidrogênio, possui apenas um próton; o mais complexo, o urânio, tem 92 prótons, sendo o elemento químico natural...
tracking img