Filtro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1482 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
COMO FUNCIONA O FILTRO DE AGUA



O A filtração consiste na remoção de partículas suspensas, partículas coloidais e de microrganismos presentes na água. Isto ocorre através do seu escoamento por um meio poroso, seja ele constituído por areia, carvão antracito ou qualquer outro material.
Granular.


O A ação conjunta de tres mecanismos distintos, o transporte, a aderência e odesprendimento, é o responsável pela remoção da turbidez presente na água.


O O mecanismo de transporte conduz as partículas suspensas para as proximidades da superfície dos coletores (meio filtrante). Na superfície, o mecanismo de adesão se dá pelas forças superficiais envolvidas entre as partículas da água e os grãos do meio filtrante. Neste caso as forças superficiais devem ser maiores do que asforças de cisalhamento, retendo partículas com diâmetros de 0,01 á 10 µm. O desprendimento ocorre quando as forças de cisalhamento são maiores do que as forças de adesão. A prevalência de um ou outro mecanismo é função das características do afluente, das características da filtração (taxa de filtração, por exemplo) e do grão que constituem o meio poroso.


O A filtração pode ocorrer com açãode profundidade ou com ação superficial.

No caso da filtração com ação de profundidade, a retenção das impurezas ocorre em todo meio filtrante e a carreira de filtração é máxima. Já com ação superficial, a retenção das impurezas ocorre somente na superfície (ou seja, nas primeiras camadas do meio filtrante), e a carreira de filtração é mínima. A principal diferença entre os dois mecanismos defiltração esta na uniformidade do meio filtrante. Na ação superficial, o meio filtrante possui coeficiente de uniformidade ≥ 1,7, ao passo que na ação de profundidade o valor do coeficiente de uniformidade gira entre 1,2 á 1,4. Sobre este assunto, cita-se, Luiz Di Bernardo, 2005:
“A filtração rápida de água coagulada ou floculada deve, preferencialmente, ser.
“Realizada com ação deprofundidade, pois caso contrário gerará carreiras de filtração curtas, com baixa produção efetiva de água”.


O Os tipos de filtros são:

(Um) Filtração de Fluxo descendente

O Baixa taxa de filtração (filtros lentos);

O Alta taxa de filtração (filtros rápidos).

De camada simples / De camada dupla.

(Dois) Filtração de Fluxo ascendente

O De baixa taxa de filtração (filtros lentosascendentes);

O De Alta Taxa de filtração (filtros rápidos ascendentes).


O A eficiência da filtração esta relacionada com:

a) As características da suspensão

Uma vez que as ETAs convencionais são compostas por coagulação, floculação, decantação e filtração, as características da suspensão estão intimamente relacionadas com estas etapas. Ou seja, a dosagem incorreta de coagulante, amá formação dos flocos e/ou a má decantação dos mesmos, irão causar perturbações no meio filtrante, com consequente redução na carreira de filtração.



b) As características do meio filtrante

Tipo de material granular, valor do tamanho efetivo (d10), tamanho do maior e menor grão, Coeficiente de Uniformidade, massa específica real e espessura da camada.
c) As característicashidráulicas do sistema

Carga hidráulica disponível, taxa de filtração e taxa de retro lavagem.

d) A ocorrência de algas e outros microrganismos aderidos ao meio filtrante
Estes organismos ao atingirem o meio filtrante e neles processarem o seu crescimento poderão liberar para a água tanto os compostos do seu metabolismo quanto O2 e CO2
Interferindo negativamente na qualidade da água filtrada.

a)Transpasse da turbidez na água filtrada (Turbidez ≥ 0,5 NTU).

Durante a filtração, se a taxa de filtração permanecer constante, a velocidade de escoamento da água nos poros, ou seja, a velocidade intersticial irá aumentar. Isto ocorre em função das partículas retidas no meio filtrante. Quando as forças de cisalhamento forem maiores do que as forças de aderência, ocorrerá o arrastamento das...
tracking img