Filtro de manga.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1137 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Filtro de manga.

introduçao.

Este trabalho foi feito sobre o filtro de manga que Trata-se de um equipamento geralmente imbatível para processo com altas concentrações de poluentes sólidos. Pode ser fornecido com os sistemas de limpeza "Jato Pulsante" (Top Removal) "Rosca Transportadora e Válvula Rotativa" para recolhimento e descarga do pó, que proporcionam uma limpeza 100% automatizadaO filtro de manga,

O filtro de manga, é basicamente composto por Plenum Superior, Corpo Central e Moega de Recolhimento, é previsto para operar em condições rígidas e contínuas, sendo dotado de Sistema Automático de Limpeza das mangas filtrantes.
O princípio de funcionamento consiste na introdução do ar contaminadono corpo central do filtro, através de antecâmara lateral devidamente dimensionada no sentido de evitar o choque direto do particulado com as mangas, assim como, reduzir a velocidade do fluxo e precipitar, por efeito de gravidade, o particulado de maior granulometria. O ar, ainda contaminado, é então conduzido para o interior do corpo central e forçado a passar através das mangas de filtragem,local de retenção do particulado ainda em suspensão. Na seqüência o ar, já isento de impurezas, passa para o plenum superior, saindo do filtro por meio de bocal (ais) localizado(s) em uma de suas laterais.
As mangas de filtragem serão montadas sobre gaiolas aramadas, que visam á manutenção de perfil cilíndrico quando em operação e respectivo aumento de vida útil, dotadas em sua extremidade superiorde um Venturi, cuja finalidade é provocar a aceleração do ar comprimido de limpeza quando injetado no interior de cada manga.
O processo de limpeza consiste fundamentalmente na injeção de ar comprimido no interior das mangas, proporcionado por Programador Seqüencial Eletrônico que poderá ser acionado por tempo ou por diferença de pressão no filtro de mangas. Tal Programador é projetado no sentidode permitir perfeito comando e controle do sistema, inclusive no que concerne á regulagem do tempo de injeção do ar comprimido em cada fila de mangas, assim como, no intervalo de tempo decorrido entre a limpeza de uma fila e sua subseqüente.
O sistema é composto por câmara de acumulação de ar comprimido (Manifold), posicionada do lado externo, que funciona como um pulmão conectado ás válvulassolenóide/diafragma. O conjunto é completado por tubos com furos alinhados no centro de cada manga, cada corresponde a uma fila de mangas e devidamente conectado a uma das válvulas acima citadas.
O ar comprimido proveniente da câmara de acumulação é liberado pelas válvulas, com comando efetuado por solenóides, de forma seqüencial em cada uma das filas de mangas. Isso provocará em cada uma delasuma onda de choque com conseqüente expansão, provocando a desagregação do material particulado acumulado em sua superfície externa, o qual naturalmente irá ser depositado na moega de recolhimento.
Todo o conjunto é rigidamente apoiado em estrutura de perfilados, devidamente contra ventada, sendo o acesso ao topo efetuado por meio de escada do tipo marinheiro com guarda-corpo.
O topo do filtro demangas será inclinado para escoamento da água de chuva e dotado de proteção tipo guarda-corpo/rodapés periféricos e portas de visita com fecho rápido para retirada das mangas de filtragem e acesso á rede externa/interna de ar comprimido, etc. A aferição do processo operacional será possível através de Manômetro Diferencial, incorporado ao Programador Seqüencial Eletrônico e de leitura local,montado na lateral externa do equipamento (VENTEC, 2008).
São elementos de feltro agulhado, através das quais ocorre a separação do ar e do pó, já que o ar atravessa o elemento filtrante e as partículas sólidas ficam retidas em sua parede externa.
Após um determinado tempo, as mangas ficam impregnadas com pó, necessitando então que se faça uma limpeza. Esta limpeza é feita através de jatos de ar...
tracking img