Filtro de manga

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4323 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO

Os Filtros de Mangas tem por finalidade separar as partículas existentes no fluxo de gases industriais. A filtragem nos filtros de manga é realizada pela passagem do ar carregado de partículas através de mangas onde partículas ficam retidas na superfície e nos poros dos fios, formando um bolo que atua também como meio filtrante. Para reduzir a resistência ao fluxo do ar o bolodeve ser periodicamente desalojado. Os filtros de manga podem operar sob pressões positivas ou negativas. A pressão é limitada pela perda de carga através das mangas porque a descarga é diretamente enviada para a atmosfera. A maioria dos filtros de manga operam sob pressão negativa o que impõe um dimensionamento exigente para o corpo que enclausura as mangas, principalmente no que se refere àvedação. A separação de partículas do fluxo de ar gases industriais é frequentemente realizada por filtros de fibras naturais ou sintéticas. Estes elementos filtrantes têm a forma tubular e fica fixo em estruturas denominado corpo do filtro de manga. Filtros de mangas são empregados para coleta de material particulado via seca, com altíssimas eficiências de retenção.









2.OBJETIVOS

3.1. Objetivo Geral
O principal objetivo deste trabalho é estudar a corrosão em filtros de manga voltada para a indústria cerâmica, bem como apresentar uma proposta para minimizar o problema.


3.2. Objetivo Específico

* Fazer uma breve apresentação dos componentes do filtro de manga.
* Seu funcionamento.
* Sistema demanutenção e prevenção contra corrosão.


















3. DESENVOLVIMENTO
4.3. História do Filtro de Manga
As primeiras aplicações industriais de um sistema de Filtro de Manga foi desenvolvido para a recuperação de produtos valiosos do pó contido nos fumos resultante das operações de fundição e refinamento de materiais não ferrosos. Em 1852 um senhorchamado S. T. Jones requereu a patente nos Estados Unidos da América para o projeto com uma única manga para a recuperação dos fumos de óxido de zinco. Grandes progressos tecnológicos vieram após 1950, apesar de que muitas patentes e desenvolvimentos já existissem antes deste tempo.
Naquela época o sistema por Jato de Ar Reverso foi desenvolvido e possuía muitas vantagens sobre os sistemas queutilizavam mecanismos de vibrações mecânicas para limpar os sacos. No fim dos anos 50 foi introduzido o sistema de Filtro de Jato Pulsado. Este tipo de sistema fornecia uma operação de limpeza contínua do filtro, um fluxo de ar uniforme e uma alta eficiência de limpeza. O projeto era muito simples e quase não tinha partes mecânicas móveis. Nos anos 70 e 80 os desenvolvimentos cresceram, visto queas legislações cada vez mais forçavam as indústrias, as siderúrgicas e as minerações a utilizarem sistemas de Controle de Poluição de Ar. Isto é claro que garantiu um interessante mercado potencial para as empresas fabricante de filtros.

4.4. Aplicação
Os Filtros de Mangas retém as partículas poluentes do ar, separando o material contaminado e lançando no ambiente somente o ar filtradoe puro. A filtragem nos filtros de manga é realizada pela passagem do ar carregado de partículas através das mangas. Tais partículas ficam retidas na superfície e nos poros dos fios, formando um bolo que atua também como filtrante.
Para reduzir a resistência ao fluxo do ar o bolo deve ser periodicamente removido. O Sistema de Filtro de Mangas pode ser utilizado em qualquer ambiente comproblemas com geração de pó, em que se deva controlar a emissão de partículas no ar.

4. DESCRIÇÃO GERAL DO FILTRO DE MANGAS
5.5. Mangas Filtrantes
São elementos filtrantes de feltro agulhado, através das quais ocorre a separação do ar e do pó, já que o ar atravessa o elemento filtrante e as partículas sólidas ficam retidas em sua parede externa. Após um determinado tempo, as mangas...
tracking img