Filosofia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (268 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A palavra filosofia tem origem grega. O termo philia significa amizade e Sophia, sabedoria. Temos assim a “amizade pela sabedoria”, o desejo de estar próximo dosaber, do conhecimento verdadeiro.
A filosofia, como a entendemos hoje, tem seu início no século VI a.C., na Grécia Antiga, A Filosofia, entendida como aspiraçãoao conhecimento racional, lógico e
sistemático da realidade natural e humana, da origem e causas do mundo e de suas transformações, da origem e causas das açõeshumanas e do próprio
pensamento. Tales de Mileto (624-5 – 556-8 a.C.) é considerado o primeiro filósofo. Os fragmentos que restaram de seus escritos nos mostrama tentativa dele em explicar sobre o que forma o mundo. Para ele, existe um elemento material que forma todas as coisas, a água. Podemos encontrar água em todosos locais. Ao furar o solo, se nos cortamos, dentro do tronco das árvores, nas rochas das nascentes dos rios. Se a água está em tudo, é porque ela forma tudo.Esta maneira de explicar o mundo, usando a razão, é que irá diferenciar a filosofia da mitologia. Outros filósofos foram: Anaxímenes, Heráclito e Empédocles.
Com odesenvolvimento das cidades, do comércio, do artesanato e das artes militares, Atenas tornou-se o centro da vida social, política e cultural da Grécia, vivendoseu período de esplendor, conhecido como o Século de Péricles.
Para dar aos jovens educação, substituindo a educação antiga dos poetas, surgiram, na Grécia, ossofistas, que são os primeiros filósofos do período socrático. Os sofistas mais importantes foram: Protágoras de Abdera, Górgias de Leontini e Isócrates de Atenas.
tracking img