Filosofia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2550 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1.Qual a importância dos pré-socráticos para o período mitológico a partir do período homérico na visão de Werner Jaeger?

2.Faça uma síntese das principais escolas filosóficas (Jônica, Eleata, Pitagórica, Pluralidade).
Escola Jônica: São os primeiros pensadores(Tales, Anaximandro e Anaxímenes) que dão expressão filosófica ao problema da existência de uma causa suprema
de todas as coisas.Nome devido a colônia de Jônia, em Mileto, na Àsia Menor. Viveram entre os séculos VII e V a.C).

Escola Eleata: Recebe este nome por ter surgido em Eléia. Seus expoentes eram Xenófanes, Parmênides, Zenão e Melisso.
Para eles, o único conhecimento válido é fornecido pela razão, e não aquele adquirido do conhecimento sensível.

Escola Pitagórica(Itálica): Originada por Pitágoras, integradatambém por Filolau e Arquita, teve caráter filosófico, científico, religioso e político.
Consideravam a alma dividida em inteligência, razão e impulso passional, sendo a razão imortal. Proporam um código moral bastante rigoroso.

Escola Pluralista: Composta por Anaxágoras, Empédocles e Demócrito.
Admitir que não há um princípio único que explique todo o universo, e sim vários princípios que,misturando-se, formam a multiplicidade das coisas existentes, daí a denominação "pluralista".

3.Qual foi o mérito dos sofistas em relação a tradição filosófica grega?
O mérito deles consistiu em desconfiar do conhecimento humano, pois o que conhecemos é arquitetado pelo próprio homem, assim, o conhecimento não é absoluto, e sim provável. Portanto, divulgaram a filosofia como método de buscar oconhecimento. / O mérito que se confere aos sofistas é devido o seu caráter precursor da tradição filosófica grega, ou seja, principiaram a fase na qual o homem é colocado no centro das atenções, com todas suas ambigüidades e contrariedades; isso no sentido da libertação dos cânones homéricos e das legendárias tradições patriarcais e sacerdotais que dominavam o espírito grego.

4. Por que Sócrates édivisor de águas para a filosofia antiga?
Sócrates é considerado divisor de águas para a filosofia antiga pelo fato de situar seu campo de especulações não na cosmovisão das coisas e da natureza, mas na natureza humana e em suas implicações ético-sociais.

5. Em que consiste o ensinamento ético de Sócrates? Explique.
Em poucas palavras, o ensinamento ético de Sócrates reside no conhecimento ena felicidade. O cultivo da verdadeira virtude, consistente no controle efetivo das paixões e na condução das forças humanas para a realização do saber, é o que conduz o homem à felicidade. O conhecimento, para Sócrates, reside no próprio interior do homem. Conhecendo-se a si mesmo, pode-se conhecer melhor o mundo.

6. O que significa “conhece-te a ti mesmo”?
O “conhece-te a ti mesmo” é omandamento que inscreve como necessária a gnose interior para a construção de uma ética sólida.

7.Na discussão socrática do primado do coletivo sobre a ética do individual, o que representa a morte para ele?
Para Sócrates, a morte representa apenas uma passagem, uma emigração, e a continuidade há de se ensinar quais valores são acertados, quais são errôneos. Se a vida é uma passagem, é porque amorte não interrompe o fluxo das almas, que preexistem e subsistem ao corpo. Não é a efêmera vida o começo e o fim de tudo, mas apenas parte de um trajeto.

8.Platão funda a Academia e, por meio de seus diálogos Fedro e República, desenvolve os temas elementares do pensamento de Sócrates: a virtude é conhecimento, e o vício existe em função da ignorância. Fale sobre a Tripartição da almadesenvolvida por Platão e dentre elas qual é a mais importante?
A Tripartição da alma desenvolvida por Platão, é entendida da seguinte forma: a alma logística, correspondendo à parte superior do corpo humano (cabeça), à qual se liga a figura do filósofo; a alma irascível, correspondendo à parte mediana do corpo humano (peito), caracterizada pela coragem como virtude cavalheiresca; alma apetitiva,...
tracking img